Alunos das redes municipal e privada de ensino, praticantes de esportes náuticos, ambientalistas, empresários, moradores e membros da sociedade civil organizada de Cabo Frio se reunirão neste sábado (29), às 7h, para um abraço simbólico na Ilha do Japonês. O objetivo é antecipar o Dia Internacional do Lixo Zero, comemorado mundialmente neste domingo (30). Para isso, haverá também um grande mutirão de limpeza no local.
A ação é realizada pela Prefeitura de Cabo Frio e conta com o apoio do Movimento Viva Cabo Frio.Criado em janeiro de 2024, o movimento (que reúne diversas entidades do trade turístico da cidade) nasceu com o objetivo de desenvolver ações que despertem, em moradores e visitantes, o orgulho de pertencer a Cabo Frio, atuando com foco na conscientização ambiental, limpeza urbana e organização da cidade.
A escolha da Ilha do Japonês para a ação foi sugerida pelo Movimento Viva Cabo Frio por ser um dos pontos turísticos mais famosos da cidade e estar localizada em uma área estratégica, próxima ao encontro das águas da Lagoa de Araruama com o mar, além de estar inserida na APA do Pau Brasil e no Parque Estadual da Costa do Sol.
Para incentivar a participação popular, no sábado a travessia de táxi marítimo será gratuita para o deslocamento dos participantes das 7h às 8h (ida à Ilha) e das 10h às 11h (retorno ao bairro da Passagem). Os organizadores orientam que os voluntários levem luvas (para evitar acidentes ao manusear os resíduos, principalmente vidros), e sacos de lixo para armazenar o material recolhido.