A Praia do Foguete, em Cabo Frio, poderá se tornar a segunda da cidade a receber o selo internacional Bandeira Azul, que reconhece praias e marinas com excelência em qualidade da água, segurança, gestão ambiental e infraestrutura.
A proposta de candidatura foi apresentada aos moradores esta semana durante uma reunião convocada pela Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Clima da cidade.
Atualmente, a única praia de Cabo Frio com a certificação internacional é a do Peró, que hasteia a bandeira desde 2018.
O selo é concedido anualmente pela Foundation for Environmental Education (FEE), com base no cumprimento de 34 critérios exigidos por júris nacional e internacional.
A ideia para a Praia do Foguete é de uma candidatura de temporada curta, com hasteamento apenas no verão, e em um trecho específico da orla. Mesmo assim, o secretário Jailton Nogueira ressaltou a importância da certificação e sobre como ela pode estimular a educação ambiental, e contribuir para a melhoria de todos os serviços prestados ao bairro.
A coordenadora local do selo Bandeira Azul, Luiza Reith, também participou do encontro. Além de explicar como funciona a candidatura, ela também destacou a importância da gestão participativa.
Para que a Prefeitura possa oficializar a proposta de implantação de um projeto piloto para a próxima temporada, a primeira exigência é a formação de uma comissão mista envolvendo moradores e poder público. O objetivo é o de dar início aos estudos para implantação das ações necessárias para a preparação da praia. Após isso, o governo municipal deverá expressar, formalmente, a intenção de ingressar a praia na fase piloto do projeto.
Para isso precisa preencher uma ficha fornecida pelo programa (que deve ser assinada pelo prefeito), e pagar a taxa de inscrição que, segundo Jailton, é de cerca de R$ 6 mil.