Por causa do feriado prolongado de Corpus Christi, o movimento nas estradas em direção às cidades da Região dos Lagos está intenso. Somente na Via Lagos cerca de 165 mil veículos devem passar pela praça do pedágio até segunda (3). Para garantir a segurança na pista, a concessionária já deu início à operação especial: todas as equipes de atendimento e viaturas do SOS Usuário da CCR ViaLagos estarão reforçadas e atuarão 24 horas.
A Polícia Militar Rodoviária também intensificou as fiscalizações na via, e o Programa Estadual de Integração na Segurança (CPROEIS), da Polícia Militar, está atuando na praça de pedágio fiscalizando a evasão, considerada infração grave, sujeita à multa, e que pode causar acidentes. A operação também conta com apoio de câmeras de monitoramento de tráfego ao longo da via, painéis luminosos e três bases de atendimento ao cliente, que contam com colaboradores e viaturas de inspeção, guinchos e ambulâncias UTI e de resgate. Duas bases estão localizadas no sentido Região dos Lagos, nos quilômetros 21,5 (Rio Bonito – ao lado da praça de pedágio) e 40,5 (Araruama); e uma no sentido Rio de Janeiro, no quilômetro 56 (São Pedro da Aldeia).
Na rodoviária Novo Rio a expectativa para o feriado prolongado é receber 219.600 viajantes até segunda. Ontem (30) e hoje são os dias com maior movimento de saída. As 39 viações, que operam mais de 230 linhas no terminal, programaram quase 6.974 ônibus, onde os destinos mais procurados são as cidades turísticas do Rio de Janeiro, como Região dos Lagos, Serrana, Interior e Vale do Café, além de bons números para cidades de Minas Gerais e São Paulo.
Já a Ecoponte projeta uma circulação de 855 mil veículos na Ponte Rio-Niterói durante todo o feriado de Corpus Christi até segunda, 03. Segundo a concessionária, quarta (29) e ontem (30) foram os dias de maior movimento no sentido Niterói e Região dos Lagos, com cerca de 160 mil veículos atravessando a praça do pedágio. No sentido Rio, o pico de tráfego está programado para domingo (02), com aproximadamente 80 mil veículos.