segunda, 03 de fevereiro de 2025
segunda, 03 de fevereiro de 2025
Cabo Frio
29°C
Magnauto
POLUIÇÃO

Análise de balneabilidade feita pelo Inea revela poluição em praia de Bandeira Azul

Várias praias da Lagoa de Araruama foram apontadas como impróprias para banho em Iguaba, São Pedro da Aldeia e Cabo Frio

03 fevereiro 2025 - 13h52Por Redação
Análise de balneabilidade feita pelo Inea revela poluição em praia de Bandeira Azul

A última análise de balneabilidade das águas da Lagoa de Araruama, realizada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) revela que o problema causado pelo despejo de esgoto in natura não está afetando somente a Praia do Siqueira, em Cabo Frio, e outras orlas lagunares em São Pedro da Aldeia. O mais recente levantamento, feito no último dia 22 de janeiro, também mostra que a Praia dos Ubás, em Iguaba Grande, detentora do selo internacional Bandeira Azul desde 2023, também está imprópria para banho. A notícia foi veiculada na edição impressa da Folha dos Lagos que circulou neste final de semana.

No município iguabense o Inea analisou quatro praias lagunares. Apenas a Praia do Popeye foi considerada própria para banho. As demais, incluindo a Praia do Centro, Praia de Cidade Nova e a Praia dos Ubás, foram classificadas como impróprias. De acordo com ambientalistas ouvidos pela Folha, a situação da Praia dos Ubás, em especial, causa grande preocupação porque a certificação Bandeira Azul é um reconhecimento internacional de qualidade ambiental e conservação das praias. Segundo eles, o fato de uma praia com esse selo estar imprópria para banho levanta questões sobre a efetividade das ações de preservação na região.

A situação em São Pedro da Aldeia também não é menos alarmante. O Inea analisou oito praias no último dia 22 de janeiro, e apenas uma delas (Praia da Aldeia) foi considerada própria para banho. Outras sete, incluindo a Praia Linda, Praia do Centro, Praia da Pitória, Praia do Sol, Praia do Sudoeste, Praia do Balneário e Praia da Ponta D’Aldeia, foram classificadas como impróprias. Não houve análise nas Praias do Mossoró, Camerum, nem na Praia das Pedras de Sapiatiba, que obteve o selo Bandeira Azul em 2023, com renovação em 2024.

Em Cabo Frio, Inea analisou nove pontos no dia 8 de janeiro e mais quatro no dia 22 de janeiro. As praias do Siqueira (no primeiro distrito) e do Pontal, em Unamar, foram as únicas consideradas impróprias para banho. Também foram feitas análises nas praias de Armação dos Búzios. Das 14 praias analisadas no último dia 22, cinco foram consideradas impróprias para banho pelo Inea: Praia do Canto, Praia da Armação, Praia dos Ossos, Praia de João Fernandes e Praia da Ferradura.

Em Arraial do Cabo o último levantamento de balneabilidade feito pelo Inea foi no dia 8 de janeiro. Todas as seis praias analisadas foram consideradas próprias para banho: Monte Alto, Pontal, Praia Grande, Praia dos Anjos, Prainha e Figueira.