sexta, 22 de novembro de 2024
sexta, 22 de novembro de 2024
Cabo Frio
22°C
Política

Urgente: José Bonifácio recebe alta no Complexo Hospitalar de Niterói

Prefeito de Cabo Frio estava internado desde segunda-feira (3); ele só deverá retornar para Cabo Frio no início da semana que vem

07 julho 2023 - 17h03Por Redação
Urgente: José Bonifácio recebe alta no Complexo Hospitalar de Niterói

O prefeito José Bonifácio recebeu alta no fim desta sexta-feira (7) no Complexo Hospitalar de Niterói (CHN), onde estava internado desde segunda-feira (3). Zé luta contra um câncer no fígado descoberto em 2021. No entanto, de acordo com assesores próximos ao prefeito, ele só deverá retornar para Cabo Frio na segunda-feira (10). 

Mesmo internado, Bonifácio teria cumprido agenda de trabalho. Segundo a comunicação da prefeitura, na quarta-feira (5) ele recebeu a visita do promotor de Justiça André Navega, com quem teria tratado do envio de um projeto de lei para a Câmara Municipal sobre a organização administrativa da Procuradoria-Geral do Município. Recebeu, também, a visita do secretário municipal de Saúde, Janio Mendes, que teria informado ao prefeito sobre a liberação de uma verba de R$ 12 milhões para a reforma do Hospital São José Operário.

Nas redes sociais, servidores do primeiro escalão do governo reclamaram das especulações envolvendo o estado de saúde de Zé. A Prefeitura de Cabo Frio negou, em nota enviada à imprensa na tarde desta quarta (5), que o prefeito foi entubado.

O presidente da Câmara, Miguel Alencar, chegou a iniciar conversas com a vice-prefeita Magdala Furtado para tratar sobre uma possível transição caso Bonifácio precisasse se ausentar por mais de 15 dias, como prevê a Lei Orgânica Municipal. Em pronunciamento, Miguel exaltou a resiliência do prefeito cabo-friense, a quem chamou de “líder incansável”.

– Reafirmo meu compromisso de manter a cidade no caminho certo. Por isso, já estou em contato com a vice-prefeita, abrindo um canal de diálogo, de forma a assegurar que tudo ocorra dentro da Lei Orgânica, caso o prefeito precise se afastar por mais de 15 dias – afirmou, em vídeo.

Esta é a segunda vez que Bonifácio luta contra um câncer. Em 2018 ele havia sido diagnosticado com um tumor no pâncreas. Após 12 sessões de quimioterapia, que fizeram o pedetista perder aproximadamente 20 quilos, ele anunciou a cura durante coletiva de imprensa realizada em dezembro de 2019, quando também se lançou pré-candidato à prefeitura de Cabo Frio na eleição municipal de 2020, onde foi eleito.

Em 2021, no entanto, poucos meses após a posse, Bonifácio descobriu a existência de um nódulo no fígado (com cerca de um centímetro). Em julho daquele ano, o prefeito cabo-friense chegou a ser internado no CHN para realização de um procedimento chamado ablação percutânea de tumor hepático, uma técnica que destrói os tumores hepáticos sem removê-los. Segundo especialistas, ela é utilizada em pacientes com tumores pequenos, de até 3 cm de diâmetro, caso do prefeito. A internação durou apenas 24 horas.

Em abril de 2022, após constatar novo nódulo, Bonifácio voltou a ser internado, passando por uma cirurgia de hepatectomia segmentar para retirada do tumor no fígado. O procedimento foi realizado no Complexo Hospitalar de Niterói pelo cirurgião do aparelho digestivo Dr. Marcelo Enne. Foram seis horas de cirurgia onde a equipe médica também retirou uma hérnia.