sábado, 21 de dezembro de 2024
sábado, 21 de dezembro de 2024
Cabo Frio
27°C
Parklagos1
Park Lagos mobile
SECRETARIADO

Serginho Azevedo anuncia 21 integrantes da nova equipe de governo em Cabo Frio

Anúncio reforça foco em inovação e continuidade, mas ainda depende de reestruturação administrativa para novas secretarias

20 dezembro 2024 - 09h55Por Redação
Serginho Azevedo anuncia 21 integrantes da nova equipe de governo em Cabo Frio

O futuro prefeito de Cabo Frio, Serginho Azevedo, divulgou esta semana mais nomes que farão parte de sua equipe de governo a partir de 1º de janeiro. Desde o último dia 12 de dezembro estão sendo anunciados os líderes de diversas pastas estratégicas na administração municipal. O último anúncio (até a publicação desta matéria) foi feito às 9h45 desta sexta (20).

Entre os novos secretários do próximo governo cabo-friense estão o vereador Josias da Swell, que vai comandar a Secretaria de Mobilidade Urbana; Jefferson Vidal na Secretaria de Serviço Público; Wellington Escafura na Secretaria de Agricultura; Kleber Ferreira de Souza da Secretaria de Fazenda; o ex-vereador Alfredo Gonçalves na Secretaria de Educação; o ex-vereador Vinícius Corrêa, na Secretaria de Administração; Sérgio Aureliano no comando do Ibascaf; Rafael Bernardo na Secretaria de Esporte; Dani Coutinho na Controladoria Geral; Flávio Moreira na Secretaria de Assistência Social e Criança e do Adolescente; Bárbara Caetano na Secretaria da Mulher; Beatriz Trindade na Secretaria de Saúde; Camila Saraiva na Secretaria do Idoso, e Jéssica Guimarães, na Procuradoria Geral do Município. Para a presidência da Consercaf, o futuro prefeito de Cabo Frio escolheu Jehann Costa, e para comandar a Secretaria de Governo, Serginho anunciou Victor Escapini.

Já a Chefia de Gabinete ficará a cargo do advogado Kiko Jorge. Na Secretaria de Cultura, assumirá Carlos Ernesto Lopes, o Carlão, que trará sua experiência para fortalecer a identidade cultural do município. “A cultura é a alma de Cabo Frio, e juntos vamos valorizar cada expressão cultural do nosso povo”, destacou Serginho. Para a Secretaria de Turismo, foi escolhido o empresário Davi Barcelos, que, segundo o futuro prefeito, encara o desafio com paixão e responsabilidade. “O turismo é o coração da nossa economia, e vamos mostrar ao mundo o potencial da nossa cidade”, completou. O anúncio também trouxe novidades estruturais, como a criação da Secretaria da Família e da Juventude, que será comandada pelo Pastor Rogério (com a missão de fortalecer as famílias e criar oportunidades para os jovens), e a Secretaria de Comunicação, que terá à frente o publicitário Paulo Becker, responsável pela comunicação das campanhas vitoriosas de Serginho.

Apesar do entusiasmo, a criação dessas, e de outras novas secretarias ainda depende de aprovação legislativa para evitar problemas como os enfrentados na gestão do ex-prefeito José Bonifácio, em 2021. Naquela ocasião, um decreto para criação de 47 cargos de secretários-adjuntos gerou polêmica e embates com a Câmara Municipal. Posteriormente, a Lei Ordinária nº 3.307 foi criada e sancionada, estabelecendo uma estrutura administrativa básica com 17 secretarias e 32 secretarias-adjuntas.

Essa legislação segue em vigor ainda hoje e define, entre outras funções, cargos como Chefe de Gabinete do Prefeito, Procuradoria Geral e Controladoria Geral, além das pastas tradicionais como Saúde, Educação, Cultura e Turismo. Entretanto, qualquer expansão ou modificação na estrutura organizacional deve respeitar os limites legais e ser submetida à Câmara. A Folha entrou em contato com a equipe de comunicação de Serginho para saber sobre o andamento da nova legislação que criará as novas Secretarias, mas não houve retorno.