sábado, 04 de janeiro de 2025
sábado, 04 de janeiro de 2025
Cabo Frio
27°C
CRISE FINANCEIRA

Prefeito de Cabo Frio anuncia falta de recursos para quitar salários atrasados

Com dívida de R$ 64 milhões na folha de pagamento de dezembro, Serginho denuncia que gestão anterior não homologou IPTU, travando receitas essenciais

02 janeiro 2025 - 13h16Por Redação
Prefeito de Cabo Frio anuncia falta de recursos para quitar salários atrasados

O ano de 2025 mal começou, mas não trouxe boas notícias para os servidores da Prefeitura de Cabo Frio. Nesta quinta (2) o prefeito Serginho Azevedo anunciou que não tem dinheiro em caixa para pagar o salário de dezembro, nem para acertar as contas com os fornecedores. Segundo o chefe do executivo municipal, o cenário é ainda mais grave e preocupante porque o governo da ex-prefeita Magdala Furtado também teria comprometido a arrecadação municipal.

– Recebemos a administração com uma dívida de R$ 64 milhões referente à folha de pagamento de dezembro, que não foi processada, nem paga. Além disso, o caixa da Prefeitura está praticamente zerado. Para piorar, a gestão anterior não homologou os valores do IPTU, o que impede o governo de arrecadar esse imposto essencial no início do ano. Já estou tomando as medidas necessárias, junto com nosso secretário de Fazenda para resolver essa situação e restabelecer a arrecadação. No entanto, o cenário é grave, não há recursos para pagar a folha do funcionalismo e diversas dívidas com fornecedores estão pendentes - afirmou Serginho.

O artigo nº 459 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) determina que o salário deve ser pago até o quinto dia útil do mês seguinte ao vencido, ou seja, até o dia 8 de janeiro. Por isso, o prefeito também afirmou que já determinou à Procuradoria e à Controladoria que abram uma auditoria e realizem uma tomada de contas para analisar todas as movimentações financeiras dos últimos dois meses da gestão anterior. “Queremos entender por que direitos de aposentados, pensionistas, professores e demais servidores foram deixados de lado”.