Qual a proposta dos candidatos à Prefeitura de Cabo Frio para melhorar a cidade? Para colher respostas à pergunta, esta semana o jornalista Sidnei Marinho, da TV Litoral News, comandou uma sabatina com os cinco candidatos a prefeito de Cabo Frio. Fernando Luiz Cardoso (Novo), Magdala Furtado (PV), Vinícius Seguraço (UP), Rafael Peçanha (Rede) e dr Serginho (PL) responderam questões elaboradas por eles mesmos, e por jornalistas da Folha dos Lagos e de outros veículos parceiros como rádio Ondas FM e o portal Fonte Certa.
A íntegra da sabatina está disponível no YouTube da TV Litoral News.
Os eleitores que quiserem se informar sobre as propostas dos candidatos também podem consultar a série de reportagens da Folha dos Lagos. Durante semanas o jornal abordou as principais ideias dos candidatos para áreas como educação, cultura, turismo, saúde, segurança e esporte, com base na proposta de governo registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
- Candidatos à Prefeitura de Cabo Frio apresentam propostas para educação e cultura
- Turismo de desenvolvimento econômico: as propostas dos prefeitáveis de Cabo Frio
- Esporte e saúde estão entre as prioridades dos prefeitáveis em Cabo Frio
- Prefeitáveis de Cabo Frio prometem modernizar a segurança pública
O primeiro candidato a ser entrevistado por Sidnei Marinho foi Fernando Luiz Cardoso, que respondeu perguntas sobre vários temas, entre eles a recuperação da Lagoa de Araruama e a poluição causada por esgoto na Praia do Siqueira e outros pontos da cidade.
A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Praia do Siqueira não é terciária. Me parece que a Prolagos está fazendo uma obra para transformá-la em nível terciário. A questão do efluente que é lançado em uma área sem circulação é totalmente inadequado. Ele deveria ser lançado em outra área sendo ela uma estação terciária. Com relação à rede de esgoto, mais de 90% de Cabo Frio não tem captação por rede separativa. O meu compromisso é: nós vamos iniciar a rede separada de esgoto, que é uma rede exclusiva para captação de esgoto, e vamos fazer isso em todo o município, incluindo Tamoios. è uma obra importantíssima, mas é claro que não é pra ser feita em apenas um governo. É uma obra de custo elevado que vamos começar através de um Plano Municipal de Saneamento Básico, e levar aí quatro, cinco, ou seis governos, para transformar Cabo Frio em uma cidade totalmente coberta pela rede de esgoto - respondeu Fernando.
O mesmo tema foi respondido pelo candidato dr Serginho, que teve uma outra abordagem para a questão.
Antes mesmo do dia 1º de janeiro já estamos trabalhando sobre isso. A qualidade da água da Lagoa de Araruama melhorou em decorrência da dragagem do Canal do Itajuru que nós fizemos. Melhorou o fluxo de água e a qualidade da pesca. Na Praia do Siqueira, em si, no seu lado esquerdo, tem o problema da lama quie se encontra consolidada por causa dos anos de esgoto que foi derramado. Um fator é que nós não temos uma rede separadora naquele local, então, quando chove, o esgoto vai direto para a lagoa. Outro fator é que a Estação de Tratamento de Esgoto da Praia do Siqueira tem tecnologia primária, que é uma das piores que nós temos. Esse problema nós também já resolvemos: estamos transformando em uma estação terciária. É uma indicação nossa, por intermédio da CPI dos Serviços Delegados, e a concessionária já começou a obra, um investimento de cerca de R$ 40 milhões que vai fazer com que a Prolagos não jogue mais esgoto in natura na lagoa, ali na Praia do Siqueira. Com essa nova ETE o que vamos jogar ali é uma água de reuso, uma água tratada. Outro aspecto é retirar aquela lama dali. Já estamos tratando disso com o Inea. E então resgatar a Praia do Siqueira não só pelas raízes pesqueiras mas também pelo turismo. Vamos recuperar toda aquela orla dentro da padronização urbanística - garantiu Serginho. O candidato também foi questionado sobre abandonar a Alerj para assumir a prefeitura, e falou ainda sobre segurança, turismo, economia e serviços públicos.
A prefeita cabo-friense Magdala Furtado também foi entrevistada. Ela respondeu perguntas sobre erros e acertos do seu governo, falou sobre propostas para diversos setores da cidade, e também respondeu questionamento da Folha sobre o abandono de prédios públicos como os ginásios poliesportivos.
O meu governo tem feito reformas em muitos espaços públicos da cidade, como o Museu do Surf, que estava com problemas de goteira. Também reformamos praças. O teatro a gente pegou com um processo todo enrolado e que já deveria ter sido feito. O ginásio Alfredo Barreto, que estava com o telhado caindo, fizemos uma pequena reforma. Estamos com o espaço sendo parcialmente utilizado. A quadra continua fechada, mas vamos mexer ali também, inclusive já estamos a caminho para isso, tem licitação em andamento. Infelizmente em um ano de governo não foi possível fazer todas as obras necessárias, é preciso tempo. Mas temos um projeto e vamos trabalhar para isso - afirmou Magdala.
Vinícius Seguraço também foi sabatinado por Sidnei Marinho. Além de responder questões sobre geração de emprego, saúde e saneamento básico, ele também falou sobre as demandas do Sepe Lagos e dos profissionais da educação de Cabo Frio como PCCR unificado, reajuste salarial, convocação de concursados de 2009 e 2020, pagamento de resíduos trabalhistas, entre outros.
Eu comecei minha militância ocupando a Prefeitura de Cabo Frio defendendo a luta da educação. O prefeito, na época, deixou o prédio pela porta dos fundos porque teve medo de dialogar com o Sepe, com os trabalhadores e com os estudantes, porque ele queria fechar o Colégio Municipal Rui Barbosa. Sempre estivemos na luta ao lado do Sepe e dos servidores da educação e vamos estar sempre. Inclusive nosso programa foi construído junto com os profissionais da educação, com a Denize (Alvarenga, coordenadora do Sepe Lagos). Importante dizer, no entanto, que muitos desses problemas na educação acontecem por culpa da Câmara de Vereadores de Cabo Frio, que há dois anos atrás votou para tirar os direitos desses profissionais. Mas o nosso mandato será em defesa da garantia dos direitos desses trabalhadores, dialogando com o Sepe, com os estudantes em defesa do passe livre universitário e assistência estudantil - afirmou.
Outro candidato entrevistado foi Rafael Peçanha. Ele falou sobre questões que envolvem saúde, desburocratização dos serviços públicos, moeda social Itajuru e educação. Respondeu também questionamento feito pela Folha dos Lagos sobre o fechamento de grandes empresas na cidade e propostas para atraí-las de volta ampliando a oferta de emprego e renda.
Precisamos colocar em prática a legislação de 2015 sobre incentivo fiscal, que é semelhante à de São Pedro da Aldeia. Essa ideia da Zona Especial de Negócios (ZEN), ou polos logísticos e industriais, é algo que já caiu um pouco em desuso no Brasil. Poucas cidades no Brasil ainda criam essas ZENs ou esses polos. Hoje o grande objetivo é fazer uma relação direta com o investidor que deseja se instalar na cidade, buscar áreas públicas que sejam mais interessantes pra ele de maneira individual, e aí fazer a preparação urbanística e o incentivo fiscal. E quem fez isso? São Pedro da Aldeia. As empresas grandes que estão indo pra São Pedro, cada uma se instala em um canto da cidade, e é isso que a gente quer fazer aqui em Cabo Frio também, estender o tapete vermelho para o investidor, sem barganha, sem suborno, sem dinheiro por fora, aplicando a lei que já existe, e gerando emprego para a cidade - garantiu.
Além da parceria para a sabatina dos candidatos, a TV Litoral News, a Folha dos Lagos, a Rádio Ondas FM e o portal Fonte Certa também estarão juntos neste domingo (6) fazendo a cobertura das eleições municipais em toda a Região dos Lagos. Segundo Sidnei Marinho, os trabalhos terão início bem cedo, a partir das 7h, com transmissão ao vivo pela TV Litoral News e pelo canal do Youtube da emissora. Já às 16h começa a cobertura da reta final da votação e início da apuração. O jornalista lembrou que na eleição de 2020 a emissora conseguiu anunciar a vitória de José Bonifácio, em Cabo Frio, por volta das 17h30, bem antes do resultado final ser anunciado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Espero que este ano também possamos cravar o resultado por volta desse horário, e entrevistar o prefeito eleito, acompanhar a repercussão da eleição, e depois acompanhar os resultados para a Câmara de Vereadores, que é sempre emocionante porque cada totalização mexe com o resultado e a ocupação das cadeiras. É uma loucura, e todo mundo acompanha - explicou Sidnei.