Começou neste sábado (20) o prazo legal para que partidos e federações realizem convenções partidárias com o objetivo de deliberar sobre coligações e escolha dos nomes que vão concorrer aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador na eleição municipal do próximo dia 6 de outubro. Até agora pelo menos cinco nomes são apontados como pré-candidatos ao cargo de chefe do Executivo cabo-friense: o engenheiro Fernando Luiz Cardoso (NOVO), a prefeita Magdala Furtado (PV), o ex-vereador Rafael Peçanha (REDE), Vinícius Seguraço (UP) e o deputado dr Serginho (PL).
Conforma a Folha antecipou na última edição impressa, desta lista Dr Serginho foi o primeiro a realizar convenção partidária. O encontro aconteceu neste sábado (20), às 9h30, na Associação Atlética Cabofriense, com a presença de vários outros partidos que reafirmaram apoio ao nome do deputado para sucessão da prefeita Magdala Furtado.
O ex-prefeito Marquinho Mendes, que é uma incógnita nesta corrida eleitoral, também anunciou data para a convenção do MDB: será no próximo dia 2, às 19h, no Clube Progresso, em São Cristóvão. Com um histórico de problemas jurídicos que o tiraram do cargo em 2018 (e o tornaram inelegível), dando motivos a uma eleição suplementar, o ex-prefeito ainda teve as contas reprovadas pela Câmara no final do ano passado: os vereadores decidiram, por maioria, seguir o parecer prévio contrário emitido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). Por conta disso, em fevereiro deste ano Marquinho chegou a assumir a possibilidade de lançar a esposa (Kamilla Mendes) como candidata à prefeita de Cabo Frio. Há pouco mais de um mês, no entanto, ele passou a usar as redes sociais fazendo postagens em tom de pré-candidato.
Até o fechamento desta matéria, apenas outros dois partidos confirmaram à Folha a data de suas convenções: o PSB anunciou para o próximo dia 04, às 17h, no Clube Progresso, a escolha de candidatos a vereador e definição de eventual coligação para a Prefeitura; e o PT confirmou que vai fazer a reunião somente no último dia previsto pelo TSE (5 de agosto). Após a definição das candidaturas, os partidos têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral.
Quanto ao REDE, embora ainda não tenha confirmado data para a convenção (existe a possibilidade de que seja no próximo dia 30), o partido realizou na última quinta (18) um grande encontro para apresentar o pré-programa de governo “Se Cabo Frio fosse nossa”. O evento aconteceu à noite na sede do Diretório Municipal da Federação PSOL e REDE, na Rua Vera Lúcia Berginato, no Jardim Excelsior.
Em post nas redes sociais, o pré-candidato Rafael Peçanha contou que o evento representa um ponto crucial na agenda política local, oferecendo “uma visão detalhada das propostas que visam transformar Cabo Frio em uma cidade mais justa, próspera e sustentável”. Informou ainda que o documento é “fruto de muito trabalho de 35 coordenadores e coordenadoras de 18 áreas de governança, ouvindo a população em caminhadas e reuniões técnicas pelos bairros do município”.