RODRIGO BRANCO
Depois de um período de desentendimentos e troca de farpas pela imprensa, potencializado pelas acusações do vereador Aquiles Barreto (SD) de haver uma ‘Fábrica de Multas’ na Secretaria de Ordem Pública, o responsável pela pasta, Renato Vianna, e o parlamentar acenaram com uma trégua. O motivo da nova e até então improvável parceria é a reestruturação do Conselho Municipal de Transporte e a criação de um fundo especial para o setor.
A bandeira branca foi estendida durante uma reunião na última sexta-feira com a presença do vice-prefeito Silas Bento, representantes da Guarda Municipal e assessores da secretaria e do vereador. Não sem antes, nas palavras de Aquiles, muita ‘lavagem de roupa suja’, após meses de intenso chumbo trocado.
– Nunca houve embate pessoal com ele. Só questionei a postura administrativa que ele teve no início, quando achava que ele deveria vir à Câmara Municipal, explorar a mídia que a gente tem e dizer sobre o Choque de Ordem que ia ter na cidade, aonde não seriam tolerados os abusos que vinham acontecendo. Então só o questionei sobre a postura que ele teve de rebocar os carros de um dia para outro, sem fazer a devida propaganda. Agora temos que avançar – disse Aquiles.
Entenda-se por avançar as conversas para a criação do Fundo Municipal de Transporte, aprovado na Câmara no início do ano, mas que ainda não teve a sanção do prefeito Alair Corrêa (PP). Os recursos, da ordem de R$ 20 milhões, seriam arrecadados por meio de multas de trânsito, estacionamentos, serviços de reboque, administração da rodoviária, taxistas, vans escolares, terminais de ônibus e Aeroporto Internacional, entre outros.
A quantia seria gerida pelo Conselho, que prevê a participação de membros do Governo, da Câmara e da sociedade civil e a verba, empregada em equipamentos destinados à implantação do Plano Municipal de Mobilidade Urbana, como faixas, ciclovias, melhoria da Guarda Municipal e o subsídio de tarifas populares de ônibus.
Segundo Aquiles, o secretário disse que iria à Câmara até a primeira quinzena de setembro não apenas para falar sobre as recentes ações da Guarda e do plano de conscientização a ser lançado na Semana Nacional do Trânsito, de 18 a 25 de setembro. Em reunião, Vianna disse que não poderia atender a reportagem.