O promotor de Justiça Stephan Stamm, da 181ª Promotoria Eleitoral, participou nesta segunda-feira (09/07), de uma reunião com os presidentes de mesa e primeiros mesários que atuarão nas eleições municipais no município de Iguaba Grande. No encontro, foram discutidos os protocolos de atuação nas eleições, que ocorrerão no dia 06/10. A reunião ocorreu no Fórum de Iguaba Grande e contou a presença de cerca de 50 pessoas, quase todos voluntários e não convocados pela Justiça Eleitoral.
"Chamou a atenção o o fato de que a grande maioria, senão a totalidade dos presidentes de mesa e primeiros mesários, são voluntários e não pessoas convocadas, o que demonstra a vontade da população local em participar da expressão máxima da democracia”, destacou o promotor de Justiça.
Entre os pontos abordados para o trabalho no dia da eleição estavam o auxílio a ser prestado aos eleitores portadores de deficiência e idosos, assim como a conduta a ser adotada visando evitar filas e a prática ilegal da boca de urna.
De acordo com Stephan Stamm, a atuação dos presidentes de mesa e primeiros mesários é de suma importância pois eles serão os observadores da Justiça Eleitoral nos dias de pleito.
“A conduta dos mesmos possui grande relevância no combate à boca de urna e no respeito aos direitos das pessoas portadores de deficiência e idosos. Com uma atuação de excelência o mesário consegue reduzir as filas, dando agilidade à seção eleitoral. A presença de filas grandes não só desrespeita o direito das pessoas portadoras de deficiência e idosos como facilita a ocorrência do crime de boca de urna", complementou o promotor.