quinta, 10 de abril de 2025
quinta, 10 de abril de 2025
Cabo Frio
28°C
Park Lagos
Park Lagos mobile
CRISE FINANCEIRA

Em Cabo Frio, Serginho anuncia que salários de dezembro serão pagos de forma parcelada

Sem pagamento, Sepe Lagos anuncia possibilidade de greve

07 janeiro 2025 - 22h10Por Redação
Em Cabo Frio, Serginho anuncia que salários de dezembro serão pagos de forma parcelada

O ano de 2025 mal começou, e já tem possibilidade de greve na rede municipal a partir desta semana. É que agora à noite o prefeito de Cabo Frio, Serginho Azevedo, anunciou que a folha de pagamento de dezembro de 2024 será paga de forma parcelada em até 10 vezes. No entanto, em conversa com a Folha hoje à tarde, a coordenadora do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe Lagos), Denize Alvarenga, havia afirmado que, caso o salário de dezembro não fosse pago até amanhã (dia 8), a categoria poderia decretar greve durante assembleia confirmada para esta quinta (9) à noite.

– Tivemos uma assembleia nesta segunda (6) onde aprovamos o estado de greve (situação em que os trabalhadores aprovam um alerta aos governantes de que podem deflagrar uma greve a qualquer momento) e convocamos uma nova assembleia para quinta-feira (9). Não tendo o salário no quinto dia útil (amanhã), a categoria pode entrar em greve – afirmou Denize antes do anúncio feito por Serginho. 

Após o comunicado do prefeito, ela fez uma série de desabafos nas redes sociais: “Minhas contas não estão parceladas. Estamos desde maio avisando. A Câmara sabia, o MP sabia, ninguém fez nada para evitar o rombo. Nós vamos  pagar o pato? O salário de dezembro não é do governo anterior, é nosso. Pare de falar que o salário do seu governo estará em dia. Queremos nosso salário de dezembro inteiro. Como tem coragem de propor parcelamento? Isso é calote!”, escreveu.

Em vídeo postado nas redes sociais agora à noite, Serginho afirmou, mais uma vez, que, ao assumir a gestão do município, encontrou uma grave situação financeira herdada da administração anterior. 

– Como representante de todos os cidadãos de Cabo Frio e em respeito aos servidores municipais, venho a público informar as medidas que serão tomadas para garantir o equilíbrio financeiro e honrar os compromissos assumidos com cada um de vocês. Não há recursos em caixa para quitar a folha de pagamento referente a dezembro de 2024, cujo vencimento seria no dia 7 de janeiro. Para garantir uma solução responsável e sustentável, definimos o seguinte cronograma: folha de janeiro de 2025 será paga integralmente até o dia 28 de janeiro de 2025. Folhas salariais de 2025 serão quitadas dentro do mês vigente, eliminando o prazo de até o 5º dia útil do mês subsequente. Folha de dezembro de 2024 será paga em 10 parcelas mensais, iniciando em 15 de janeiro, com a liberação da primeira parcela já na próxima semana, e folha da Educação de dezembro de 2024 será quitada em três parcelas mensais, a partir de 15 de janeiro, utilizando recursos do FUNDEB.

No mesmo comunicado, o prefeito de Cabo Frio explicou que, para alcançar o equilíbrio financeiro e assegurar o cumprimento das obrigações anunciadas, o governo municipal adotará o contingenciamento de 30% nas nomeações de cargos comissionados, mantendo apenas o essencial para o funcionamento da administração pública. Anunciou, também, a redução de quase R$ 20 milhões na folha de pagamento, corrigindo excessos de contratados, autônomos e gratificações concedidas indevidamente.

– Nosso compromisso com a transparência e a responsabilidade fiscal é inegociável. Assim, reforço que, à medida que a arrecadação do município aumentar, faremos todo o possível para antecipar o pagamento das parcelas pendentes, sempre com seriedade e com nossos servidores.


 

Leia Também

Foguete: Cabo Frio pode ter mais uma praia com selo Bandeira Azul
Turismo

Foguete: Cabo Frio pode ter mais uma praia com selo Bandeira Azul

Prefeito de Linhares repudia envio de moradores de rua por Cabo Frio: "Ato desumano"
POLÊMICA

Prefeito de Linhares repudia envio de moradores de rua por Cabo Frio: "Ato desumano"

Prefeitura de Cabo Frio é acusada de despejar moradores de rua em cidade do Espírito Santo
"AÇÃO HIGIENISTA"

Prefeitura de Cabo Frio é acusada de despejar moradores de rua em cidade do Espírito Santo

100 DIAS DE GOVERNO

Sem reuniões do Conselho de Educação, algumas escolas infantis de Cabo Frio operam sem licença

Após quatro meses de governo, prefeitura segue sem nomear representantes, travando conselhos e deixando decisões essenciais paradas