Derrotada nas eleições de domingo, a prefeita de Cabo Frio, Magdala Furtado, anunciou que vai fazer uma transição pacífica com o prefeito eleito dr Serginho. Um dia após vencer nas urnas com 69,19% dos votos válidos, Serginho enviou um ofício ao governo municipal para tratar do processo de transferência de responsabilidades, informações e poderes de uma gestão municipal para outra. No documento, o prefeito eleito afirma que “muitos desafios se impõem desde já, haja vista que uma mudança de gestão abrupta pode impactar a continuidade de alguns serviços públicos essenciais e o próprio funcionamento da máquina administrativa”. A passagem oficial de governo será somente no dia 1º de janeiro de 2025, quando o novo prefeito será empossado.
No ofício Serginho afirma ainda que “é preciso que as novas equipes conheçam o funcionamento dos órgãos, tenham acesso aos sistemas internos, inclusive senhas e rotinas, de modo que no dia 1º de janeiro não haja prejuízos à população, principalmente pelo fato de a cidade receber milhares de turistas, o que exige planejamento eficiente”.
A Folha entrou em contato com o governo Magdala para saber quem vai fazer parte da equipe de transição, mas não houve resposta. Nas redes sociais, a atual prefeita postou vídeo desejando boa sorte ao próximo prefeito, e pediu que ele continue cuidando da nossa cidade e do nosso povo, que é nosso maior patrimônio. “Da nossa parte oferecemos uma transição pacífica, e seguiremos trabalhando incansavelmente até o último dia do nosso mandato”.
Magdala também agradeceu aos votos que recebeu, e lamentou que nenhuma mulher tenha sido eleita na cidade.
– Estou aqui para agradecer a Deus pela oportunidade. Foram quase 30 mil votos e isso me deixa extremamente feliz e orgulhosa. Fui a primeira mulher a ocupar o cargo de prefeita na história de Cabo Frio. Me sinto privilegiada, e só lamento o fato de termos a maioria da população composta por mulheres, e não termos nenhuma mulher eleita nem no Executivo, nem no Legislativo.
Embora também não tenha anunciado quem vai fazer de sua equipe de transição, Serginho anunciou que vai começar o governo promovendo um choque de ordem na cidade. A declaração foi dada à jornalista Fernanda Carriço, do site Fonte Certa, no domingo (6), durante a cobertura das eleições promovida em parceria pelo portal com a Folha dos Lagos, Rádio Ondas FM e TV Litoral News.