Enquanto Dr. Serginho (PL) comemora a reeleição de deputado estadual com a maior votação da história da Região dos Lagos (foram 123.739 votos), o prefeito cabo-friense, José Bonifácio (PDT), amarga derrota de todos os candidatos que apoiou: em Cabo Frio, todos tiveram votação considerada aquém do esperado.
O candidato à Presidência da República Ciro Gomes (PDT), por exemplo, teve apenas 3.393 votos na cidade, enquanto Jair Bolsonaro (PL) conquistou 75.184, e Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 37.586; para governador, Rodrigo Neves (PDT) teve 6.548 votos, contra 76.950 de Cláudio Castro (PL), e 22 mil de Marcelo Freixo (PSB).
Nem mesmo os candidatos locais do partido do prefeito conseguiram boa votação em Cabo Frio. Ex-vereador, ex-deputado estadual, e braço direito de Bonifácio, Janio Mendes teve 6.899 votos para uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), e o vereador e líder do governo na Câmara, Davi Souza, conquistou 3.051 votos para deputado federal.
Já Dr. Serginho, opositor do governo municipal, teve 38.049 votos na cidade. Em entrevista à Folha, o prefeito cabo-friense fez uma espécie de “mea culpa”.
– Acho que a votação deles foi muito aquém do que eu esperava, e, sem dúvidas, reflete uma avaliação negativa do governo.
Bonifácio também informou que logo após o resultado da eleição fez questão de parabenizar Cláudio Castro pela vitória nas urnas e revelou que, embora tenha apoiado Rodrigo Neves, a relação com o governador reeleito sempre foi cordial.
“Agora a gente aguarda uma série de obras que estão próximas de serem licitadas”, completou.
Para o segundo turno presidencial, que acontece no próximo dia 30, Bonifácio revelou que nunca cogitou votar em Bolsonaro. E garantiu: “no que eu puder contribuir durante a campanha do segundo turno, será para Lula”.
A cordialidade, no entanto, é deixada de lado quando o assunto é a reeleição de Dr. Serginho. Questionado pela Folha se teria feito contato com o deputado estadual após a eleição e se pretendia estreitar relacionamento com o parlamentar, Bonifácio foi direto: “fica muito difícil estreitar relacionamento com um político mentiroso”.
Um dos motivos para a resposta dura do prefeito cabo-friense está no fato de que ainda no último domingo (2), minutos depois de ter sido reeleito deputado estadual, Dr. Serginho concedeu entrevista ao jornalista Sidnei Marinho (TV Litoral News) e revelou que Cabo Frio é a única cidade da região que não tem um Centro Tecnológico porque a Prefeitura não teria dado licença de obra.
O local escolhido para instalação do prédio é um terreno na Estrada da Integração, altura da RJ-106, próximo à entrada da Fazenda Campos Novos.
– O projeto do Centro Tecnológico exigiu uma necessidade de modificação da lei de edificações. Eu mandei mensagem à Câmara para que a construção pudesse estar dentro das normas. A Câmara aprovou e nossos órgãos técnicos também. Cabia à Secretaria de Tecnologia do Estado cumprir as exigências da Marinha, que tem uma importante estação de rádio nas proximidades. Eles nada fizeram. Ao afirmar que a Prefeitura não deu a licença, ele mente – disse Bonifácio.
À Folha, Serginho disse que o projeto do Centro Tecnológico vem sendo tocado pela atual gestão da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, e que como deputado reeleito vai fiscalizar a implantação e cobrar respostas.