Pela primeira vez na história a Região dos Lagos teve um candidato eleito com mais de 123 mil votos, sendo o quinto deputado estadual mais votado do Estado. E essa façanha não é de nenhum cacique da política local, mas de um "novato": Sérgio Luiz Costa Azevedo Filho, ou simplesmente, Dr Serginho, único candidato de Cabo Frio eleito a um cargo público no último domingo. Na verdade, reeleito.
Esta semana, a equipe da Folha bateu um papo com o deputado estadual, que já foi procurador-geral em Cabo Frio, Arraial do Cabo e Armação dos Búzios. Na conversa, Serginho fez uma avaliação da sua votação expressiva, e também da derrota dos dois candidatos apoiados pelo governo de Cabo Frio: Janio Mendes (PDT) teve 15.628 votos para deputado estadual, e Davi Souza (PDT) obteve 4.655 votos para deputado federal. Confira:
Folha - Na sua primeira eleição para deputado estadual você obteve pouco mais de 26 mil votos, e agora passou de 100 mil. Esse resultado era o esperado ou te surpreendeu de alguma forma?
Serginho - Foram 123 mil votos que representam um sinal de aprovação para o trabalho que a gente desenvolveu nestes últimos quatro anos. Sou um deputado que tem orgulho de representar e defender a Região dos Lagos, e apresentar projetos que beneficiam a nossa população. Dialoguei com a população, ouvi as demandas, apresentei os projetos. As pessoas reconheceram esse trabalho e por isso, sou muito grato.
Folha - A que você atribui essa votação tão expressiva nesta eleição?
Serginho - Atribuo a um reconhecimento pelo trabalho feito nos últimos anos, e a uma esperança de que continuaremos avançando no projeto de um Estado do Rio de Janeiro equilibrado, com um parlamento forte, rumo ao crescimento econômico e a uma qualidade de vida melhor para todos nós.
Folha - O que você destaca como maiores realizações como deputado para as cidades da região?
Serginho - A maior realização, para mim, foi poder transformar a vida de milhares de pessoas pela Educação e pelo ensino profissionalizante. Como secretário de Estado, trouxe a UERJ e o Hospital Universitário Hésio Cordeiro para Cabo Frio e implantei uma unidade da FAETEC em cada cidade, com cursos profissionalizantes, além de cursos universitários pelo consórcio Cederj. Reabrimos e reformamos dezenas de unidades, num trabalho incansável junto ao governador Cláudio Castro, meu amigo, reeleito no 1º turno. Como deputado, apresentei indicações legislativas para o recapeamento que está acontecendo nas rodovias que cortam as nossas cidades; estive presente na CPI do Hospital da Mulher de Cabo Frio, que pressionou para o retorno do atendimento digno quando dezenas de bebês morriam sem explicação plausível, lá em 2019. Dei o start no processo de impeachment do ex-governador Wilson Witzel, a princípio desacreditado. Há décadas, a população da Estrada do Alecrim ouve que a realidade deles irá mudar. E nunca aconteceu. Hoje, por meio de um pedido meu, como deputado, ao governador Cláudio Castro, a estrada está sendo refeita praticamente do zero, com obras de drenagem e asfaltamento. Essas foram somente algumas das realizações da nossa equipe técnica nestes últimos anos, e temos muito o que fazer pela região.
Folha - Quais os projetos a partir de agora, principalmente para as cidades da região?
Serginho - Nestes últimos 45 dias de campanha, caminhei por bairros e ruas das cidades de todas as cidades da região e do nosso Estado, e pude ouvir muitos pedidos, muitos deles ligados à saúde, geração de empregos e oportunidades para a juventude. Agora, reeleito, é hora de olhar o que a população precisa e trabalhar em Projetos de Lei e indicações que contemplem essas mudanças.
Folha - Você chegou a deixar a Alerj para assumir a Secretaria de Ciência e Tecnologia. Se for convidado pelo Claudio Castro, vai assumir a secretaria novamente?
Serginho - Fui eleito neste domingo para ser deputado estadual, e assim seguirei. O povo sabe que precisamos estar onde podemos mudar a vida da população. A pasta de Ciência e Tecnologia é uma das mais importantes do Rio, e seria uma honra retornar a ela. Mas vamos seguir trabalhando, tendo um grupo forte e altamente capacitado, e o tempo indicará os próximos passos. Estou à disposição para cumprir meu papel pelo Rio e pela nossa região.
Folha - Daqui a 2 anos tem eleição municipal. Pretende concorrer ou vai permanecer na Alerj?
Serginho - Ainda é muito cedo para pensar em eleição municipal. Neste domingo, fui escolhido por Cabo Frio para ser deputado estadual e representar a população na Alerj e sanar muitos anseios da nossa cidade. Lutarei, dentro das minhas atribuições na assembleia, para que isso possa acontecer. Até 2024, temos mais dois anos de muito trabalho pela frente.
Folha - Os candidatos do prefeito de Cabo Frio não se elegeram e tiveram votações consideradas abaixo do esperado. Qual avaliação você faz deste resultado?
Serginho - Acredito que o resultado das urnas são reflexo de uma avaliação da população. A democracia é isso, e o povo é soberano.
Folha - Pretende concorrer à presidência da Alerj?
Serginho - Este assunto é algo sobre o qual ainda não pensei. Novos deputados chegam, outros continuam. E o que quero agora é seguir na luta pelo povo da nossa região, porque o trabalho tem que continuar.