A partir de hoje (1) a Câmara de Vereadores de Cabo Frio ganha novos integrantes. A mudança, no entanto (conforme a Folha adiantou na última edição impressa) não será somente por causa do resultado das eleições municipais de outubro, mas também por conta de uma "dança das cadeiras" provocada pela convocação de vereadores eleitos para o secretariado do futuro prefeito cabo-friense, Serginho Azevedo. Com isso, alguns suplentes ocuparão as vagas dos vereadores que deixarão a Casa Legislativa para assumir cargos no governo municipal.
Eleito vereador pelo PP em 2020, mas cassado em maio de 2023 sob acusação de fraude à cota de gênero, Vinícius Corrêa foi novamente eleito em outubro deste ano pelo mesmo partido. A posse, no entanto, vai durar apenas algumas horas, já que ele vai se licenciar para assumir a Secretaria de Administração. Com a saída de Vinícius, Zé Antônio, suplente do PP, vai assumir uma cadeira na Câmara.
Ex-vereador em mandatos anteriores, Alfredo Gonçalves foi eleito pelo Republicanos para retornar à Câmara de Cabo Frio a partir de 1º de janeiro, mas, assim como Vinícius, já vai chegar se licenciando do cargo. É que ele foi escolhido por Serginho para comandar a Secretaria de Educação. A vaga de Alfredo no Legislativo deveria ser ocupada por Flávio Moreira, primeiro suplente do partido, mas como ele também foi convocado pelo prefeito eleito para fazer parte do governo (vai ocupar a Secretaria de Assistência Social e Criança e Adolescente), quem assumirá a cadeira é a segunda suplente do Republicanos (e atual vereadora em segundo mandato), Alexandra Codeço. Com a dança das cadeiras, Alexandra vai escrever um novo capítulo na história política da cidade: além de ter sido a primeira mulher reeleita vereadora, será também a primeira a retornar para um mandato legislativo três vezes consecutivas (2017, 2021 e 2025).
Eleito vereador pela primeira vez em 2020, e ocupando a posição de líder da oposição ao governo Magdala Furtado, Josias da Swell (PL) foi reeleito em outubro deste ano mas também não ficará muito tempo na função: ele vai se licenciar para assumir a Secretaria de Mobilidade Urbana. A cadeira de Josias será ocupada pelo primeiro suplente do partido, Adeir Novaes, que é vereador de mandato mas não conseguiu se reeleger.
Outro ex-vereador de Cabo Frio que retornou ao Legislativo é Jefferson Vidal. Eleito pelo Podemos, ele também foi chamado para compor o primeiro escalão do governo de Serginho Azevedo: vai comandar a Secretaria de Serviço Público. Assim, a vaga dele na Câmara será preenchida pelo novato Geovani Ratinho, primeiro suplente do Podemos.
Com a dança das cadeiras, Serginho conseguiu aumentar a renovação na composição da Câmara de Vereadores para o mandato de 2025. Antes da convocação do novo secretariado, dos 17 vereadores eleitos em outubro sete eram novatos: Vaguinho (PL - eleito presidente do Legislativo), Johnny Costa (PP), Tata de Tamoios (PRTB), Milton Alencar (PODE), André Jacaré (PSB), Paulo da Paulana (PL - eleito primeiro secretário do Legislativo) e Claudinho da Padaria (PODE). Agora esse número sobe para nove com a chegada de Zé Antônio (suplente do PP) e Geovani Ratinho (suplente do Podemos).
Os outros integrantes da Câmara são os vereadores reeleitos Rodolfo de Rui (Solidariedade), Luis Geraldo (Republicanos), Oséias de Tamoios (PDT), Thiago Vasconcelos (Avante) e Jean da Auto Escola (PL - eleito segundo secretário no Legislativo), além de Vanderlei Bento (UNIÃO - eleito vice-presidente do Legislativo), que retorna ao Legislativo, e de Alexandra Codeço (REP) e Adeir Novaes (PL) que assumirão como suplentes.