Começa oficialmente hoje (16) a campanha eleitoral para os cargos de prefeito e vereador em todo o país. Em Cabo Frio, apesar de seis nomes terem sido confirmados durante as convenções, uma baixa foi anunciada na manhã desta quinta (17): o ex-prefeito Marquinho Mendes desistiu de concorrer. Outra novidade confirmada pela equipe da Folha é que o partido dele, o MDB, se juntou à campanha da prefeita Magdala Furtado (Federação Brasil da Esperança), tendo o vereador Léo Mendes como vice.
O prazo para registro oficial das candidaturas terminou ontem. Segundo o site do TSE, além de Magdala (Federação Brasil Esperança) e Léo Mendes, são oficialmente candidatos ao cargo de prefeito e vice em Cabo Frio dr Serginho (PL) com Miguel Alencar (União Brasil), Fernando Luiz Cardoso com Carlos Júnior, ambos do Novo, Rafael Peçanha com Leila Tomazinho, ambos da Federação Psol Rede, e Vinícius Seguraço com Thainá Teixeira, ambos do Unidade Popular.
A desistência de Marquinho Mendes já era algo que vinha sendo ventilado nos bastidores políticos da cidade. Isso porque no último dia 30 de julho uma decisão unânime dos ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) cassou a liminar que suspendia uma das condenações do ex-prefeito de Cabo Frio, tornando-o novamente inelegível. O caso em questão tem relação com a não comprovação da regular aplicação dos recursos repassados por meio de convênio. Junto a este entrave, o candidato do MDB nas eleições municipais ainda precisava resolver outras pendengas judiciais, entre elas o fato de ter duas contas rejeitadas pela Câmara de Vereadores.