Acontece nesta quarta-feira (dia 18) o lançamento da pedra fundamental da construção da nova sede da Câmara Municipal de Vereadores de Cabo Frio. A solenidade, conforme antecipado pela Folha na edição impressa da última sexta (13), acontecerá às 10h, na Rua Quaresmeira (atrás do Centro de Reabilitação), em frente ao n° 74, no bairro Novo Portinho.
A construção deste novo espaço foi anunciada pelo presidente Câmara, vereador Miguel Alencar, no último dia 27 de novembro, durante entrevista no podcast Arquivo Aberto, comandado pelo jornalista Moacir Cabral.
Na ocasião, Miguel contou que a licitação para a obra já foi feita, e que o custo total será de R$ 10 milhões, pagos integralmente pelo legislativo cabo-friense em um período de dois anos e meio.
- Quem trabalha na atual sede da Câmara sabe que esse é um sonho necessário. Os gabinetes atuais são minúsculos, não têm espaço pro assessor nem banheiro. No novo prédio cada gabinete terá sala, antessala e banheiro - revelou Miguel.
Além de gabinetes maiores, o novo prédio terá plenário para cerca de 250 pessoas, sala de reuniões grande, sala de comissão, sala de arquivo, sala de jurídico e até refeitório.
- O prédio da nova Câmara será muito maior do que o atual. Só o terreno mede cerca de 1.500 m², e a área construída será de cerca de 1.200 m². Teremos os 17 gabinetes e bastante espaço no terreno para ampliar esse número em futuro breve. Acredito que entre 2028 e 2032 já tenhamos 21 vereadores em Cabo Frio - explicou Miguel, lembrando que todo o projeto foi doado pelo arquiteto Anderson Nobre. A previsão é de que os vereadores deixem o prédio histórico, no Centro de Cabo Frio, e se mudem para o novo, no final de 2027.