Chamou a atenção na sessão de ontem da Câmara um grupo de aproximadamente 20 guias de turismo que aguardavam ansiosamente a aprovação de um projeto de lei do vereador Fred Araújo (PDT) que regulamenta a atividade desses profissionais na cidade. E ela veio, por unanimidade. A matéria, que foi apresentada e votada em regime de urgência, segue agora para sanção do prefeito Alair Corrêa (PP). De acordo com o parlamentar, por não trazer ônus financeiro para o município, isso não deverá ser problema.
– Já existe uma lei federal, mas o município tinha que intervir. Eles nunca tiveram algo assim, trabalhavam meio que na clandestinidade. E nós criamos esse projeto para formalizar a situação deles, e lhes dar base e suporte, haja vista que a cidade atravessa uma grave crise de desemprego. São mais 50 empregos gerados diretamente, sem custo nenhum para a Prefeitura. E mais 50 famílias com o pão de cada dia garantido – frisa.Fred disse ainda que a agora lei também visa a valorizar a mão-de-obra local, segundo ele, muito mais capacitada a falar sobre as características da cidade do que os profissionais de fora.
Apoio a catadores na reta final – O projeto de lei n 084/2015, do vereador Vanderlei Bento (PSDB), que institui o programa municipal de apoio aos catadores de materiais recicláveis foi encaminhado ontem para a Comissão de Políticas Públicas, depois de receber a aprovação na Comissão de Constituição e Justiça. Tão logo receba novo parecer favorável, deve passar novamente por votação em plenário e, caso seja aprovado, ir para a sanção do prefeito.