terça, 22 de outubro de 2024
terça, 22 de outubro de 2024
Cabo Frio
28°C
Park Lagos
Park Lagos
DEU RUIM

Operação interdita pontos de abastecimento clandestino de água em Armação dos Búzios 

Ação do Instituto Estadual do Ambiente foi realizada em Tucuns, com apoio da Prolagos e da polícia 

10 outubro 2024 - 17h53Por Redação
Operação interdita pontos de abastecimento clandestino de água em Armação dos Búzios 

A captação ilícita de água para caminhões-pipa clandestinos está na mira das autoridades. Uma operação do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) realizada nesta quarta-feira (9), com  apoio da Prolagos e da polícia, flagrou duas centrais ilegais de abastecimento no bairro Tucuns, em Armação dos Búzios.  

Em um dos pontos, na Rua Custódio Alves, foram interditados quatro poços artesianos e uma cisterna de 100 mil litros usada para armazenar a água. Uma ligação clandestina foi desfeita  e cinco bombas hidráulicas, apreendidas.  

Em outro endereço, na Rua Aspino Gomes Quintanilha, foi encontrado um sistema irregular para o abastecimento de caminhões-pipa. Quatro poços e uma cisterna de aproximadamente 150 mil  litros foram desativados e uma bomba apreendida pelos agentes. Um suspeito de ser o responsável pelo local foi autuado e levado para delegacia para prestar esclarecimentos. 

Essa foi a segunda operação realizada nas últimas semanas com objetivo de desarticular um esquema de fraudes contra a rede de distribuição de água para abastecimento de caminhões-pipa  clandestinos. No fim de setembro, o Inea, apoiado por equipes da Prolagos e das Policiais Civil e Ambiental, fecharam cinco centrais ilegais em Cabo Frio, nos bairros Jardim Esperança, Jardim Peró, Tangará e Maria Joaquina.  

Além de crime, o furto de água prejudica o sistema de distribuição, podendo provocar impacto no abastecimento, devido à perda de pressão na rede. O consumo de água de caminhões-pipa  clandestino também representa um risco para a saúde, por causa das condições inadequadas de higiene no armazenamento.  

"Vamos continuar firmes no combate às fraudes contra a rede de água, seja dando apoio às ações do Inea, seja fiscalizando as possíveis ilegalidades cometidas por estabelecimentos comerciais  e pessoas físicas. Atitudes ilícitas comprometem a coletividade e a Prolagos não mede esforços para oferecer um serviço de qualidade, promovendo saúde e bem-estar para a população", ressalta o diretor-executivo da concessionária, José Carlos Almeida. 

As denúncias de crimes ambientais em todo o estado do Rio de Janeiro podem ser feitas ao Linha Verde por meio dos telefones 0300 253 1177 (interior), 2253-1177 (capital), no aplicativo para celular “Disque Denúncia Rio”, pelo qual usuários com sistema operacional Android ou iOS podem denunciar anexando fotos e vídeos, com a garantia de anonimato.