Geral

Youtuber Thomas Santana faz da rotina um sucesso no Instagram

Fenômeno da internet faz sucesso com histórias do cotidiano e já tem mais de 600 mil seguidores

20 SET 2018 • POR • 09h37

TOMÁS BAGGIO


As coisas são muito rápidas na internet, afirma o Youtuber Thomas Santana. Ele é exemplo claro disso. Em 2016, gravou um vídeo falando sobre o Enem e postou no Facebook. Em poucas horas o vídeo teve mais de 100 mil visualizações. Era o começo de um história que mudaria sua vida.

– Fiquei assustado e o número só foi aumentando. O vídeo teve mais de 2 milhões de visualizações e desde então não parei mais – conta ele, que tem 23 anos e já acumula mais de 630 mil seguidores no Instagram, onde concentra a maior parte da interação com o público.

O grande sucesso de Thomas está nos ‘stories’ do Instragram, que são vídeos temporários que se apagam automaticamente em 24 horas (a não ser que o usuário marque o vídeo como destaque). É ali que Thomas oferece ao seu público o que tem de melhor: o humor escrachado, a rotina repleta de “bons drinks” e as dicas de auto ajuda pedidas pelos internautas, quase sempre sobre relacionamentos - e que nem sempre devem ser seguidas.

– Eu falo o que penso. Não gosto de fazer nada pressionado. Se uma coisa me irrita eu vou lá e falo. Muitas coisas que eu sinto, a pessoa que está atrás do celular também vai sentir. Ela se identifica com aquilo. Quando eu entro em um barraco, ninguém me tira. Aí é baixaria (risos) – brinca.

A internet abriu inúmeras possibilidades de divulgação pessoal. Ferramentas como Instagram e Facebook deram a oportunidade de que seus usuários mostrem cada passo da rotina aos seguidores. Já no caso do YouTube, a audiência pode se transformar em dinheiro, pois a rede paga aos usuários por vídeos com alta taxa de visualização, e assim nasceu a figura do Youtuber, que é, basicamente, quem cria conteúdo voltado para ganhar audiência e dinheiro na maior rede de vídeos da web. Apesar de utilizar a ferramenta, Thomas conta que ainda não conseguiu ganhar dinheiro no YouTube.

– Estou com um crédito de 15 dólares pra receber do último vídeo. Pra ganhar dinheiro no YouTube, tem que ter muita visualização, concentrar o conteúdo ali, só que eu prefiro usar o Instagram para fazer histórias curtas e deixo o YouTube para os vídeos mais longos – explica Thomas, argumentando que, embora o Instagram não pague pelos vídeos, a rede social dá muita visibilidade e isso viabiliza a realização de várias parcerias.

– Eu nunca imaginei que os vídeos tomariam essa proporção – assegura ele, que mora em Itaboraí, Região Metropolitana do Rio, e compartilha cada passo da rotina.

Nesta semana, Thomas Santana está em Cabo Frio e passou na redação da Folha para uma entrevista. Na próxima sexta-feira (21) ele participa como jurado da etapa final do concurso de calouros “Canta Cabo Frio”, organizado pelo programa “Frente a Frente com Flávio Santos”. O evento será no Costa Azul Iate Clube, a partir das 20h. Para entrar basta levar 1 Kg de alimento não perecível.

Para divulgar e participar do evento, Thomas chegou na terça e ficará até o fim de semana em Cabo Frio com tudo pago (hotel de frente para a Praia do Peró, alimentação, passeios e, claro, baladas). Isso com direito a trazer a mãe e dois amigos, que também colaboram como assessores. Sinal do tempo em que um celular na mão, humor afiado e “bons drinks” podem fazer a pessoa comum de hoje ser a celebridade de amanhã.