Lindberg Farias (PT) visita instituições em Campos dos Goytacazes
Senador e comitiva visitam entidades de diferentes setores no norte fluminense
O senador Lindberg Farias (PT), pré candidato ao Governo do Estado, desembarcou na sexta-feira, em Campos dos Goytacazes, para mais uma de suas visitas ao interior do Rio. O primeiro compromisso foi com trabalhadores do MST. Eles reclamaram da falta de água para o consumo das famílias e a para a irrigação e disseram que é necessário investimento em agricultura familiar, escolas e obras de saneamento.
"É urgente implantar uma reforma agrária. Precisamos de serviços de saúde e escolas", disse Elizângela, representante do MST.
Ela informou que o campo vem sofrendo com o fechamento de escolas. Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) e na Universidade Federal Fluminense (UFF), o tema da educação voltou ao centro do debate com estudantes e professores. Em greve desde março, os professores da UENF fizeram um relato das dificuldades de negociar com o governo estadual uma pauta que inclui a reposição de perdas salariais de 1999 e 2013 e o pagamento de 65% pelo regime de educação exclusiva. Durante o encontro com os professores, Lindberg Farias enfatizou a necessidade de recuperar o protagonismo da Uenf, criada por Darci Ribeiro.
O senador ainda se reuniu com o vice- reitor Edson Correia da Silva, que também pediu ajuda para a solução do impasse. Uma das ideias para melhorar a educação no estado seria a vinculação orçamentária, que destinaria recursos específicos para as universidades estaduais.
Na sequência, o senador se encontrou com professores, crianças e adolescentes na sede da Ong Orquestrando a Vida, que utiliza a música clássica como educação. Mas a entidade não está recebendo recursos dos governos estadual e federal.