Nova mesa diretora da Câmara será decidida nesta terça-feira
Vereadores cabofrienses escolhem hoje novo presidente
Os vereadores de Cabo Frio se reúnem na noite desta terça-feira (26) para escolher a nova Mesa Diretora para o biênio 2015-2016. Até o fim da tarde de segunda-feira (25), somente dois parlamentares haviam confirmado que serão candidatos à presidência da Mesa: o atual presidente Marcelo Corrêa (PSDB) e Adriano Guilherme (PP). Os vereadores não divulgaram os nomes dos demais membros que compõem as suas respectivas chapas.
A não ser que uma surpresa de última hora mude o que está alinhavado politicamente, Marcelo Corrêa deve reeleger-se com facilidade. Fontes que conhecem os bastidores da Câmara dão como certa a vitória do atual presidente da Mesa Diretora.
A assessoria do vereador confirmou que ele será candidato à reeleição, mas, segundo um dos seus auxiliares, Corrêa só divulgará os nomes dos vereadores que comporão a sua chapa, hoje, poucas horas antes da sessão ordinária na Câmara, prevista para começar às 18h.
Um dos assessores de Adriano Guilherme também confirmou que o vereador será candidato, mas ele não soube dizer se o vereador havia ou não escolhido os nomes dos demais integrantes da chapa.
A hipótese de que apareçam outros candidatos interessados em ser presidente da Mesa Diretora é muita remota. Só mesmo um fato novo que coloque em dúvida ou impugne o registro das duas únicas candidaturas poderá anular ou adiar a eleição de hoje.
De acordo com o capítulo II, artigo 5º, do Regimento Interno da Câmara, a escolha dos novos membros da Mesa só ocorreria no dia 1º de janeiro de 2015. Mas, em uma votação relâmpago, ocorrida na última quinta-feira, a maioria dos vereadores presentes aprovou a antecipação da eleição da Mesa Diretora para hoje. Dos 14 parlamentares presentes, apenas um deles, o vereador Adriano Guilherme, votou contra a mudança de data.
A sessão de hoje será destinada exclusivamente para a eleição do presidente e demais membros da Mesa Diretora. Essa eleição deverá acontecer por voto nominal e por maioria simples. Primeiro, será escolhido o presidente e depois os vereadores que ocuparão as funções de vice-presidente, primeiro secretário e segundo secretário.
Qualquer pessoa poderá assistir a eleição. O acesso do público ao plenário da Câmara é feito pela Avenida Nossa Senhora da Assunção.