el nino

Cabo Frio está em alerta com possíveis ações do El Niño

Fenômeno climático pode trazer muitas chuvas para a região

8 AGO 2014 • POR • 18h46

A Defesa Civil de Cabo Frio está informando a população sobre a possibilidade de ocorrer o evento climático El Niño no Oceano pacífico, previsto para acontecer no segundo trimestre de 2014, conforme boletim da Organização Meteorológica Mundial (OMM), ligada às Nações Unidas. De acordo com o superintendente da Defesa Civil de Cabo Frio, Marcio D'Alincourt Filson Sore, o município está buscando as medidas de prevenção devidas, a fim de que as pessoas possam ficar atentas.

O fenômeno se configura pelo aquecimento da superfície do mar com repercussões em várias partes do mundo. 

Em seu último boletim, os especialistas preveem um aquecimento constante nos próximos meses, sugerindo a ocorrência de El Niño por volta do final do segundo trimestre de 2004.  O fenômeno se configura pelo aquecimento da superfície do mar no Oceano Pacífico com repercussões em várias partes do mundo.

Em 1990 ocorrência dele matou mais de 2.000 pessoas e causou prejuízo de bilhões de dólares. Um El Niño intenso pode secar culturas na Austrália, sudeste da Ásia, Índia e África, enquanto outras partes do planeta, como o meio-oeste dos EUA e Brasil, são atingidas por chuvas.   

Em Angra dos Reis no réveillon de 2009 devido ao elevado índice pluviométrico, a cidade sofreu sua maior tragédia de sua história.                                                       .