Bombeiros encerram buscas a turista norte-americano que se afogou em Arraial do Cabo
Operação durou duas semanas e contou com auxílio de helicóptero
O comandante do 18° Grupamento de Bombeiros Militar (GBM), tenente-coronel Leonardo Couri, disse que as buscas pelo corpo do turista norte-americano Richard Fu, 20, foram encerradas nesta sexta-feira. As tentativas de encontrar o corpo do rapaz duraram cerca de quinze dias. Um helicóptero foi utilizado na última semana de buscas. O jovem sumiu no mar da Praia Grande, em Arraial do Cabo, após se afogar no sábado (21). Hu estava acompanhado de outras duas amigas, também dos Estados Unidos.
- Vamos ficar de sobreaviso no quartel caso surja alguma informação mais precisa que ajude nas buscas - contou Couri.
Segundo o comandante, o helicóptero foi usado esta semana porque, após sete dias na água, as chances de o corpo flutuar são maiores.
- Com uma visão de cima e mais ampla, proporcionada pela busca aérea, aumentariam nossas chances de avistar o corpo. Mas não encontramos nada - explicou, acrescentando que as buscas foram estendidas um pouco mais devido ao pedido dos pais do americano, que vieram ao Brasil para acompanhar a operação.
O tenente disse ainda que na última quinta-feira (3) a corporação chegou a receber alerta de um pescador que teria visto um corpo, mas foi alarme falso.
Os salva-vidas conseguiram resgatar as duas amigas do jovem.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o afogamento pode ter acontecido porque os turistas americanos parecem ter ignorado as bandeiras vermelhas que indicavam perigo, indicando que a área era imprópria para o banho.