Cabo Frio e outros municípios fluminenses podem ter reforço no caixa
PEC propõe que imposto cobrado nas operações com cartão fique na cidade
Em tempos de recursos minguados, uma proposta de alteração da Constituição Estadual na Assembleia Legislativa pode trazer alívio para os cofres de Cabo Frio e dos demais municípios fluminenses. A PEC 28/2012, que prevê a cobrança do Imposto sobre Serviços (ISS) nas operações com cartões de crédito e débito seja feita na cidade onde é a compra é realizada, acaba de ser aprovada em dois turnos no plenário da Alerj. A decisão agora vai para promulgação da Mesa Diretora.
O objetivo da emenda elaborada ainda na legislatura passada pelos deputados Rosenverg Reis (PMDB) e Bernardo Rossi (PMDB), hoje secretário estadual de Habitação, é integrar os bancos de dados do Estado e dos municípios sobre o trânsito de mercadorias e produtos a fim de evitar a evasão fiscal. Com isso, os municípios passarão a ser avisados pela secretaria de Fazenda sobre as transações realizadas e poderão tributar internamente a alíquota de 5% do ISS já no ano que vem. Hoje, esses recursos ficam retidos nas cidades-sede das operadoras, como Barueri, na grande São Paulo.
Mas para isso, a Câmara terá que aprovar mudança no Código Tributário Municipal com a previsão da nova receita.
– As administradoras de cartões, por registrarem sedes virtuais predominantemente em municípios paulistas, ao invés de pagar à fazenda do local onde é feita a venda, recolhem impostos como ISS a outras cidades indevidamente – afirmam os deputados na justificativa da PEC.
*Leia a matéria completa na edição impressa desta quinta-feira (29)