Câmara

Falta de quórum transfere eleição da presidência da Câmara de Búzios

Henrique Gomes espera resultado de recurso para tentar voltar à presidência

23 OUT 2015 • POR • 09h03

Com apenas quatro vereado­res em plenário na última quinta-feira (22), não foi desta vez que a nova eleição para a presidência da Câmara Municipal de Búzios foi convo­cada. Pelo regimento interno, o presidente em exercício da Casa, Gelmires da Costa Gomes Filho, o Gugu de Nair, tinha até a última quinta-feira (22) para marcar a data da votação para substituir o vereador Hen­rique Gomes (PP), afastado pela Justiça na semana passada.

Com a falta de quórum, o pra­zo foi estendido para a próxima sessão, na terça-feira. Com isso, Gomes ganha tempo para espe­rar o resultado do recurso que a sua defesa impetrou na 4ª Câma­ra Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ). Enquanto isso, o suspense na política buziana continua.

Vereadores cautelosos – O clima de incerteza no Legislati­vo tem deixado os vereadores na expectativa com relação ao futu­ro próximo. Embora conversas aconteçam, os vereadores procu­ram medir as palavras ao falar de uma eventual sucessão do, por enquanto, ex-presidente.

– Decisão judicial a gente cumpre. Ele (Henrique Gomes) está buscando o recurso e nós estamos agindo de acordo com a Lei Orgânica e o Regimento Interno da Casa, com a maior transparência possível – afirma Gelmires da Costa Gomes Filho, o Gugu de Nair, que substitui Go­mes e é, até o momento, o único a admitir que seria candidato.

Opositor do prefeito André Granado (PMDB), Felipe Lopes (PDT), é conservador ao anali­sar a saída de Henrique Gomes.

– Não acho nada ainda. Es­tou esperando para ver o que vai acontecer. O Henrique Go­mes está recorrendo da decisão. Logo que definir uma posição, a conjuntura será outra. Mas até o momento, que eu saiba, nenhu­ma articulação está em curso. A Casa está trabalhando normal­mente – afirma Lopes.

 

*Leia a matéria completa na edição impressa desta sexta-feira (23)