Por falta de convênio, pacientes do SUS estão sem radioterapia em Cabo Frio
Iniciativa privada da região participa da modernização do Hospital Santa Izabel
Inaugurado em maio último, o Centro de Radioterapia da Onkosol, que funciona no complexo do Hospital Santa Izabel, em Cabo Frio, não está atendendo pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) por falta de convênio. Por isso, o serviço está restrito somente àqueles que têm planos de saúde.
– O serviço de radioterapia atende em torno de 20 pacientes diariamente – comentou, ontem, o provedor do hospital, o médico Marcelo Perelló, mas explicando que a máquina (Unique Varian) tem capacidade para fazer 80 atendimentos por dia.
– O credenciamento do serviço ao SUS é um processo burocrático, lento, demorado, que leva anos para acontecer. O Estado tem como fazer a contratação direta do serviço, que é um processo imediato. Se essa contratação fosse feita, estaríamos tratando doentes do SUS já na semana que vem. Mas o poder público alega falta de recursos – lamentou.
A previsão de Marcello Perelló, se depender do convênio direto com o SUS, é que demore ainda dois anos.
Mas, ao mesmo tempo, o Hospital Santa Izabel e a Onkosol não desistem do trabalho no sentido de insistir com o convênio junto ao governo estadual.
– Este equipamento representa grande ganho para os pacientes com câncer de Cabo Frio, que antes precisavam se deslocar para outras cidades para realizar o tratamento de radioterapia. Com este serviço o tratamento, que já é doloroso demais para as famílias, está mais tranquilo, já que os pacientes vão poder se tratar perto de casa – comemorou o prefeito da cidade, Alair Corrêa (PP), na época da inauguração do Centro de Radiologia.
*Leia a matéria completa na edição impressa desta terça-feira (6)