Incêndios frequentes no Dormitório das Garças reforçam pedido de UPAM
Socorro do Governo do Estado pode ser antecipado
NICIA CARVALHO
O novo incêndio do Parque Municipal Dormitório das Garças, em Cabo Frio, na última terça-feira – o segundo em três meses – reforçou pedido da secretaria de Meio Ambiente junto ao governo estadual para que a instalação da Unidade de Proteção Ambiental (Upam) seja feita em caráter de urgência. A medida para a colocação de uma unidade especializada já tinha sido aprovada. A previsão anterior era de que a implantação do batalhão, que é totalmente gerido pelo Estado, acontecesse até o fim do ano. A informação é do secretário municipal de Meio Ambiente, Jaílton Nogueira.
– Os incêndios são constantes. A gente precisa ocupar o parque, não só com a Upam, mas com atividades diárias, inclusive para turistas. O policiamento constante vai permitir isso, por isso pedi ao secretário estadual urgência – afirmou.
Segundo ele, a Upam de Cabo Frio terá 32 agentes, sendo nove que trabalharão em regime de 24 horas. Atualmente, por falta de fiscalização constante, o Parque está fechado para visitação, seja de moradores ou de turistas. No entanto, a partir do início da operação da Upam, o planejamento da secretaria de Meio Ambiente é de que a unidade de conservação funcione de segunda a sexta, de 8h às 12h e de 14h às 17h. Na alta temporada, quando aumenta o número de visitantes na cidade, o parque deverá ficar aberto também nos fins de semana, de 9h às 16h. No incêndio desta terça (29), o fogo consumiu a estrutura do Centro de Avistamento de Pássaros, que é toda de madeira, e não se estendeu para a vegetação.