Hospital de Araruama adere a campanha no Dia internacional de Doação de Órgãos
Rio de Janeiro é o segundo do Brasil com maior índice de doação
O Hospital Roberto Chabo, em Araruama, vai participar das ações programadas para acontecer no Dia Internacional de Doação de Órgãos, comemorado neste domingo (27). Nesta sexta (25), funcionários do hospital vão se vestir de verde, cor que simboliza mundialmente a doação de órgãos.
A ação faz parte da programação especial que será comemorada por diversos hospitais da rede estadual de saúde. Além de Araruama, outras cidades da capital carioca vão se juntar à campanha. Nesta quinta (24), um curso básico e palestra sobre a doação de órgãos e tecidos para transplante será realizada no Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha, Rio de Janeiro. Na sexta, será a vez do Hospital São Francisco de Assis, na Tijuca, receber uma missa ministrada pelo cardeal Dom Orani Tempesta. Outros hospitais do estado fluminense também vão receber ações até a próxima quarta-feira (30).
De acordo com o último relatório da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), o Rio de Janeiro é o segundo estado com maior número de notificações de potenciais doadores do país. O estado tem, hoje, um índice de 18 doadores por grupo de um milhão de habitantes, à frente da média nacional (13,4) e de países como a Suécia (16), Alemanha (11), Coreia do Sul (8,4) e Grécia (5,6).