Primeira etapa vacinou 63% do público alvo em Cabo Frio
Orientação do MS não será seguida; Arraial do Cabo inicia a 2ª etapa da campanha
NICIA CARVALHO
A secretaria de Saúde de Cabo Frio não voltará a realizar a vacinação nas escolas contra o papiloma vírus humano (HPV), em meninas de 9 a 13 anos, conforme orientação dada pelo Ministério da Saúde na semana passada. Segundo a pasta, a imunização acontece nas unidades de saúde até o fim deste mês. Após este prazo entra para o calendário de rotina e não será mais contabilizado como meta de campanha. Em Arraial do Cabo, ao contrário, foi mantida a vacinação nas escolas na segunda etapa que iniciou na última sexta-feira.
A orientação do Ministério é escorada pelos índices de 2014 quando a primeira etapa nacional de imunização nas escolas alcançou 100% do público alvo. Naquele ano, Cabo Frio registrou índice de 88% na primeira fase e de 51% na segunda. Este ano, a primeira etapa na cidade vacinou 3.172 adolescentes, o que representa 63% do total. Já a segunda fase tem números menores com apenas 273 doses aplicadas até o momento.
Em Arraial, no entanto, a vacinação nas escolas continua. A meta é vacinar pelo menos 80% do grupo alvo, ou seja, 704 meninas na faixa etária indicada, de acordo com informações do coordenador municipal de Imunização, Diego Mendonça.
– A vacinação das adolescentes será nas escolas, mas também nas unidades básicas de saúde do município. Começamos a imunização com a Escola Municipal João Torres, localizada na Prainha – explicou.
O esquema adotado pelo Ministério foi dividido em três fases: a primeira dose em março deste ano, a segunda seis meses depois e a terceira será após cinco anos da primeira. A vacina HPV, que também será ofertada para as mulheres de 14 a 26 anos de idade, é gratuita e está à disposição nas oito unidades de saúde de Arraial do Cabo.