Fenda na ponte Wilson Mendes oferece riscos aos motoristas
Em menos de uma hora, cinco carros precisaram consertar pneus furados
FILIPE RANGEL
Uma das principais vias de ligação entre Cabo Frio e São Pedro da Aldeia, a ponte Wilson Mendes, no trecho à altura da Ponta do Ambrósio, está oferecendo um grande perigo às centenas de motoristas que trafegam por ali diariamente. Isso porque uma fenda que serpenteia pelas duas pistas, “rasgando” a ponte, virou o motivo de inúmeros acidentes. Na noite de anteontem, em 45 minutos, cinco carros buscaram o acostamento para consertar pneus furados.
A taxista Delza Bernardete mora a pouco mais de duzentos metros da fenda, que parece ser um desencaixe entre dois blocos da ponte. Enquanto os motoristas de dois carros, dois táxis e um caminhão desaparafusavam e aparafusavam pneus, ela se aproximou pelo acostamento para presenciar uma cena que, segundo ela, é cada dia mais comum.
– Todo santo dia alguém fura o pneu nesse buraco. Eu moro aqui na descida da ponte e dá para ver os carros parando no acostamento, ligando o pisca-alerta, e aí já sei que passou no buraco e perdeu o pneu – conta.
Na noite de anteontem, entre nove e dez horas, foram só pneus furados. Azar do motorista Romildo Gomes, 37, que teve dois pneus perdidos e precisou recorrer ao socorro de um amigo para ter um pneu extra, já que só tinha um reserva no porta-malas.
Segundo Delza, que quase toda noite observa a mesma coisa, dos males, o menor. Ela conta que, na semana passada, uma passagem em alta velocidade pela fenda quase provocou um acidente fatal.
– Semana passada um carro passou rápido por ali e capotou quando bateu no buraco. Não aconteceu nada com o motorista, mas o carro deu perda total.
A ponte em questão é a continuação da Avenida América Central, a do Sendas, e desemboca na rodovia RJ-140, que liga Cabo Frio a São Pedro, e é utilizada pelos ônibus que fazem as linhas intermunicipais, inclusive a linha Cabo Frio - Rio de Janeiro. Segundo o secretário municipal de Obras, Paulo Castro, a manutenção e conservação do local é de competência do Departamento de Estradas e Rodagem (DER).
– Não podemos fazer nada ali, mas vou verificar para solicitar providências ao Departamento.