Feriado da Independência: eventos podem aumentar ocupação
Festival de Dança, em Cabo Frio, e de Blues, em Búzios, são aposta para tempos de crise
NICIA CARVALHO
Em época de contenção de gastos, devido a crise nacional, o setor de hotelaria encontrou como alternativa para driblar viajantes cautelosos e tentar alavancar a taxa de ocupação para o feriado da Independência, celebrado na próxima segunda-feira, dia 7. A saída são eventos como o Festival Internacional de Dança, de Cabo Frio, que começou ontem, e o Búzios Blues Festival, nos dias cinco e sete deste mês. Assim, a expectativa é de que o índice chegue a 60%, no balneário e entre 40% a 80% em Cabo Frio.
Para Thomas Weber, presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Sindsol), os eventos, além de fomentarem a economia, se transformam em boas opções de diversão para moradores e turistas.
– Fora do calendário oficial da cidade, temos o Búzios Blues Festival, no Hotel Pérola, no centro de Búzios. Além disso temos bons restaurantes, cinema, lojas de grifes famosas, passeios de escunas, lanchas e traineiras, tudo isso aliado as belezas das praias de Búzios e a prática de esportes também – enumerou.
Na programação do festival de blues nomes como Afro Jazz, Shello & Lobo Blues Band e Ângelo Nani & Eletric Blues Sound já estão confirmados. Ingressos podem ser adquiridos a R$ 80 (inteira) e a R$ 40 (meia) com doação de um livro em bom estado de conservação. O encerramento do festival, na segunda-feira, acontece ao pôr do sol, no Porto da Barra.
Em Cabo Frio, a expectativa do secretário de Turismo Dirlei Pereira, é que o festival atraia mais público no feriadão.
– O evento é tradicional, então a tendência é de crescimento na hotelaria – apostou.
Para Renato Marins, representante regional da Associação Brasileira da Indústria de Hoteis (Abih-RJ), o tempo pode prejudicar a ocupação.
– Com sol, a expectativa era de 80%, mas pode ficar na metade caso chova de hoje até segunda, como os institutos de meteorologia já divulgaram – explicou.
Segundo dia do Festival de Dança conta com programação recheada
O segundo dia do Festival Internacional de Dança de Cabo Frio, hoje, vai contar com apresentações competitivas de temas livres divididos entre infantil e juvenil, às 17h, e sênior e avançadas, à 19h. As apresentações serão apresentadas em solos, duos, trios e conjuntos. A abertura do evento ocorreu ontem, às 18h, e começou com uma mostra competitiva de danças contemporâneas.
O festival vai contar com 126 grupos e 382 coreografias, além da participação de academias de mais de 50 cidades de todo o Brasil e cinco países, durante todos os dias do evento, que terá término na próxima segunda-feira (7).
Sediado Ginásio Alfredo Barreto, no Complexo Esportivo Aracy Machado, o evento vai contar com mais de mil bailarinos e três mil espectadores, ocupando a capacidade máxima de visitantes do local. De acordo com a Marcia Sampaio, diretora geral do evento, a lotação do ginásio vem sendo recorrente nas edições anteriores do Festival, o que, segundo ela, mostra o potencial da dança para a cultura da região.
– Sempre tivemos um público muito grande. Já conseguimos colocar mais de três mil pessoas, visto que, em outras situações, o público ficou em pé devido a falta de lugar – comenta.
Para os próximos dias de evento, competições de dança clássica, jazz, dança de salão, populares e urbanas são esperadas pelo público.
Amanhã, às 17h, mostras competitivas clássicas serão disputadas às 17h e 19h e também vão ser divididas entre infantil, juvenil, sênio e avançados, disputadas em solos, duos, trios e conjuntos.
No final de semana do feriado, não falta programação para o público que vier visitar a cidade cabofriense. São esperadas mais de quinze atrações que vão disputar as categorias de Clássicos de Repertório, no sábado, às 16h e 19h; no domingo, jazz e dança de salão, de 16h e 19h, respectivamente; e na segunda-feira, Feriado da Independência, danças populares e danças urbanas, 16h e 18h.
O complexo fica localizado na Rua Henrique Terra, no bairro Portinho, em Cabo Frio.