Reunião pública em Arraial discute poluição da Lagoa de Araruama
O forte calor em Figueira não inibiu a participação de um bom público
Mesmo sob um sol intenso, cerca de cem pessoas estiveram entre a manhã e o início da tarde deste domingo (30), na praça de Figueira, distrito de Arraial do Cabo, para participar de uma reunião pública para discutir os problemas da Lagoa de Araruama, especialmente a poluição. Do encontro, organizado pelo Núcleo de Educação Ambiental para a Bacia de Campos (NEA-BC), participaram representantes da Empresa de Saneamento de Arraial (Esac); da Prolagos, concessionária de abastecimento de água e saneamento; do Conselho Municipal de Meio Ambiente e a presidente do Comitê de Bacias Lagos São João, Dalva Mansur; além de membros da sociedade civil e líderes comunitários de diversos municípios ao redor da laguna. Completaram a mesa principal a ativista Maria Eduarda, do movimento ‘Salve a Lagoa’ e o vereador de Arraial Serginho Carvalho (PHS), único político presente.
Mariana Arape, do núcleo local do NEA-BC, fez uma avaliação positiva do encontro.
– Apesar de a gente ter esperado umas 200 pessoas, ficamos muito satisfeitos pelas que vieram para discutir os problemas da Lagoa de Araruama e dialogar com propriedade sobre os seus problemas com o poder público – comentou.
Ao fim do encontro, foi levantada a proposta para a criação de um fórum permanente de discussão do assunto, com início de trabalho em outubro.