CULTURA

Blocos alternativos levam diversidade e crítica social ao carnaval de Cabo Frio

Eles ganham as ruas da cidade já a partir desta sexta-feira (28)

27 FEV 2025 • POR Redação • 15h37

A partir deste fim de semana o carnaval de Cabo Frio terá uma grande festa não apenas com os blocos oficiais, que fazem parte da Associação dos Blocos e Atividades Carnavalescas de Cabo Frio (ABACCAF), mas também com os alternativos. Eles prometem garantir diversão, protesto, representatividade, críticas sociais e inovação para a festa popular.

A folia começa nesta sexta-feira (28) com a volta do bloco “Unidos Pela Educação”, que vai usar o carnaval como um grito irreverente contra “a inversão de prioridades da gestão municipal” de Cabo Frio. A concentração aserá às 16h na Praça da Cidadania, em frente à Praia do Forte, e vai reunir profissionais da educação e simpatizantes da causa. O abadá oficial do bloco pode ser reservado no site sepelagos.org.br/carnaval2025 e será distribuído exclusivamente no ponto de encontro, de acordo com a demanda planejada pelo formulário de inscrição.

Ainda na sexta-feira, às 19h, acontece o último ensaio do Bloco Discaralha, na Rua Jorge Lóssio, 320, próximo ao Corpo de Bombeiros. Em parceria com o bloco Unidos da Parókia, o ensaio promete aquecer os foliões para os cortejos com muita música e descontração.

O sábado de Carnaval (1º) começa cedo com o Bloco Alternativo Resistência, que realiza seu segundo desfile consecutivo. Neste ano ele traz uma novidade no percurso: a saída será da Orla das Palmeiras e seguirá até a Praia do Siqueira, passando pela Rua Acre, que ficará fechada para o cortejo. A concentração será às 8h na Avenida Henrique Terra, esquina com a Rua Irmã Josefina da Veiga, e a saída está marcada para as 9h. O bloco, que oferece oficinas de percussão desde 2023, terá uma bateria ampliada e promete versões animadas de clássicos carnavalescos para garantir muita dança e diversão.

Fechando o sábado, tem a estreia do Bloco Atura ou Surta, no Boulevard Canal, das 19h às 00h. Com DJs renomados e performances de drag queens, o bloco tem uma proposta vibrante e inclusiva, além de promover campanhas de conscientização contra o preconceito e prevenção às ISTs/AIDS. A festa contará com a participação dos DJs Petersen, GFreak, Brunet, Joxx, Lucas de Paula, Sabrina Sá e Geleia, e as apresentações das drag queens Mary Summers e Monayra Manon.

Durante o desfile, preservativos serão distribuídos gratuitamente como parte da campanha educativa do bloco, que é realizado pelo Instituto Iguais, organização não governamental que atua na defesa dos direitos da comunidade LGBTI+ em Cabo Frio.