Yuri Vasconcellos lança nesta sexta (13), em Iguaba, HQ para despertar importância do brincar
Voltada para o público infanto-juvenil, obra é inspirada nas brincadeiras de rua e quintal e nas pinturas do artista plástico Ivan Cruz pai do autor
Entre traços, cores, resgates culturais e muita brincadeira tradicional, o artista plástico, ilustrador e educador, Yuri Vasconcellos lança nesta sexta-feira (13) sua primeira obra como escritor, roteirista e desenhista: o SuperGibi das Brincadeiras Tradicionais. Será na Escola Municipal Narciso Macedo, em Iguaba Grande, com ação voluntária de doação de livros. Com 48 páginas de muita aventura, os quadrinhos de Yuri vão incentivar o brincar, além de ensinar dicas e regras das brincadeiras, que serão entrecortadas por imagens de quadros da série “Brincadeiras de Criança” do artista plástico Ivan Cruz (pai do autor).
A HQ apresenta as personagens Maricota (neta), menina de 9 anos; Tutuca (avô) e Vovó Vera. Nessa primeira história, durante uma tarde chuvosa de verão, há uma queda de energia elétrica, e Maricota no auge do jogo eletrônico, entra em pânico pois a bateria do telefone está prestes a acabar. Afinal, Maricota, como não poderia deixar de ser, nascendo em um mundo digital, usa os jogos de seu telefone celular para sua diversão.
Entra em cena seu avô Tutuca, que a convida para brincar de outras formas, relembrando seus tempos de infância, onde as brincadeiras tradicionais de rua e junto a natureza eram o que havia de melhor. Maricota topa a aventura, mas leva consigo sua bagagem dos games, e nessa troca de experiências e amizade, vão passeando por lugares imaginários, que se mesclam com cenas e tradições de municípios da Região das Baixadas Litorâneas - RJ (lugar de infância e vida do autor), e passam por diversas brincadeiras tradicionais como bola-de-gude, bolinha de sabão, bilboquê, marimba, pipa e suas coloridas rabiolas, entre outras… Que seguem por um mundo de muita imaginação e fortalecendo os laços intergeracionais.
“As demais histórias são curtas, e apresentam as mesmas personagens e características estéticas da primeira história, mas com novas brincadeiras e narrativa. A HQ traz a importância do brincar e da criatividade, e homenageia meus pais e as brincadeiras que tanto me ensinaram!”, conta o Professor de Artes Yuri Vasconcellos.
Além da inspiração do pai, Yuri também cita Daniel Azulay, Ziraldo e Maurício de Sousa como artistas que influenciaram na sua formação. Mas a obra também é fruto da parceria de Yuri com a esposa, a também Educadora Ana Luiza Barbosa que, junto com ele, cuida do “Projeto Feito pra Brincar”, que une a experiência do casal com arte, cultura e educação. Valorizar o brincar é um dos objetivos deles.
“Com a publicação do SuperGibi das Brincadeiras Tradicionais, levaremos ao público as chamadas brincadeiras antigas e regionais, tão difundidas nas gerações anteriores, como pipa, pião e bolinha de sabão, e colocaremos a possibilidade de aprendizados e resgate desses modos de brincar, com materiais naturais, criativos e menos industrializados, afinal, brincar é saúde, interação social, crescimento e aprendizado! Além disso, como professor de escola pública, entendo que essa HQ pode ser ferramenta pedagógica em componentes curriculares como Artes, História, Geografia, Língua Portuguesa, Educação Física e tantas outras, seja pelo seu caráter cultural, artístico ou regional”, conclui Yuri Vasconcellos.
O autor e a Editora Feito pra Brincar tiveram por objetivo produzir um livro de História em Quadrinhos com recursos de acessibilidade como a Audiodescrição (AD) - através de empresa especializada, além do uso de fonte ampliada e linguagem simplificada, buscando ferramentas de comunicação alternativa aumentativa, para que mais pessoas possam se divertir e brincar com o SuperGibi, inclusive pessoas com deficiência visual.
O SuperGibi das Brincadeiras Tradicionais têm seu lançamento na primeira quinzena de dezembro e o artista enfatiza o seu desejo de ampliar o alcance da sua obra também de forma voluntária, então o lançamento contará com distribuição gratuita de 40% da produção impressa, a fim de alcançar o maior número possível do público-alvo infanto-juvenil. Serão contempladas escolas, instituições de apoio a PCD e Bibliotecas Públicas Municipais, que serão somados aos 20% dos impressos a serem entregues a SECEC (conforme previsto no Edital), levando a um total de 60% de distribuição gratuita do total de livros/gibis produzidos.
O projeto foi vencedor do Edital de Chamada Emergencial apoio a Histórias em Quadrinho Nº 19/2023 “ILUSTRANDO NARRATIVAS RJ” - SECEC/RJ, com a realização do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Paulo Gustavo.
Mais informações sobre o livro, o autor e o Projeto Feito pra Brincar no site: www.feitoprabrincar.com, ou no Instagram @feitoprabrincar.
FICHA TÉCNICA
Projeto, pesquisa, criação, desenhos, roteiros e diagramação: Yuri Vasconcellos
Coordenação Pedagógica, pesquisa e roteiros: Ana Luiza Barbosa
Revisão de Texto: Amanda do Valle
Supervisão de Edição: Rafael Alvarenga
Audiodescrição (AD): Somos Inclua