Em Cabo Frio, Peró vai hastear Bandeira Azul pelo sétimo ano consecutivo
Solenidade vai acontecer no dia 6 de dezembro, às 10 horas, com a presença de ambientalistas, moradores, estudantes e turistas
A Bandeira Azul da Praia do Peró, em Cabo Frio, será hasteada pelo sétimo ano consecutivo no dia 6 de dezembro, às 10 horas, com a presença de ambientalistas, moradores, estudantes e turistas. Logo após o hasteamento, será reinaugurada a trilha do Morro do Vigia, com 2,5 kms, uma das mais visitadas na costa fluminense. O anúncio do hasteamento foi feito pelo Conselho Gestor da Bandeira Azul do Peró.
Com 7,2 kms a Praia do Peró foi a pioneira a conquistar a Bandeira Azul (certificado internacional de qualidade ambiental) no litoral do interior fluminense. O selo foi resultado da luta da comunidade local, veranistas e ambientalistas, com apoio da Prefeitura. Para isso, os defensores do selo cumpriram as exigências da Coordenação Nacional da Bandeira Azul, com destaque para a qualidade da água, acessos, guarda-vidas, segurança, vias de escape, atividades ambientais etc.
- Para conseguir a bandeira, além da beleza cênica do Peró, todos os rígidos critérios da coordenação nacional foram cumpridos, que incluíram, além da qualidade excepcional da água, o envolvimento da comunidade – recorda Marta Rocha, do movimento Amigos do Peró.
Até o dia 6, a Comsercaf fará uma revisão completa no corredor de ipomeas (plantas fixadoras de restinga); no calçadão da praia; no sistema de iluminação pública; e, na Praça do Moinho, no entorno da praia. Estudantes da Escola Municipal Evaldo Sales foram convidados para participarem de todas as atividades ambientais e serão os guias da trilha do Morro do Vigia, que teve a sinalização toda restaurada.
Foi feita uma força-tarefa das Secretarias de Turismo, de Meio Ambiente, Comsercaf, Guarda Marítima e Ambiental e agentes do Parque Estadual da Costa do Sol para o manejo da Trilha do Vigia:
- Fizemos a limpeza geral da trilha, com manejo técnico, sem prejudicar a vegetação nativa. Nesta semana, vamos dar uma geral na orla e na Praça do Moinho – prometeu Gabriel Tavares, do setor de planejamento da Comsercaf.