Após décadas de debates, Búzios finaliza Plano Municipal de Cultura
A conferência que deu início à discussão aconteceu no ano de 2009
O Plano de Cultura de Armação dos Búzios, aguardado há mais de uma década, finalmente foi concluído. A votação aconteceu nesta segunda (21) na Biblioteca Dona Chica, após três reuniões. O evento contou com a presença de membros do Conselho de Patrimônio Histórico e do Conselho Municipal de Políticas Culturais, além de delegados inscritos na 4ª Conferência Municipal de Cultura, realizada nos dias 27 e 28 de setembro. A ata da reunião será encaminhada ao Executivo, para que posteriormente seja enviada à Câmara de Vereadores de Armação dos Búzios para apreciação.
Em 2009, aconteceu a primeira Conferência de Cultura, quando teve início a elaboração de propostas para o aguardado Plano Municipal de Cultura de Búzios. A partir de 2021, uma série de pré-conferências, conferências, escutas online e territoriais foi realizada e, durante esses encontros, foram discutidas e deliberadas as ações do plano, alinhadas aos eixos e metas do Sistema Nacional de Cultura. Na última segunda-feira (21), foi concluída a etapa final de participação popular na construção do documento, com a presença de diversos agentes culturais da cidade, consolidando a contribuição da comunidade buziana para o futuro das políticas culturais locais.
De acordo com o secretário da pasta, Alan Câmara, o Plano de Cultura é uma demanda da sociedade civil representada pelos segmentos culturais no Conselho Municipal de Políticas Culturais do município e também do Patrimônio Histórico.
“O Plano de Cultura não é obra de apenas uma pessoa; é uma construção coletiva. E, graças ao empenho de todos, poder executivo e sociedade civil, representada no Conselho Municipal de Políticas Culturais e no Conselho do Patrimônio Histórico, conseguimos dar este grande passo para a cultura buziana. Estamos em um momento histórico, esperado há muito tempo”, finalizou o secretário.