CULTURA

Escritora cabo-friense vai receber Moção de Aplausos na Câmara

Entrega da honraria será nesta terça (22), às 10h, no plenário do Legislativo Municipal de Cabo Frio

21 OUT 2024 • POR Redação • 13h55

Nesta terça-feira (22), às 10h, a escritora (cabo-friense / cabista) Rosana Andréia da Silva Soares será homenageada no plenário da Câmara de Vereadores de Cabo Frio com uma Moção de Aplausos. A honraria, proposta pelo presidente do Legislativo e futuro vice-prefeito (2025-2028), vereador Miguel Alencar, reconhece os relevantes serviços prestados por Rosana à cidade de Cabo Frio e à cultura da Região dos Lagos.

Nascida em 21 de julho de 1967 em Cabo Frio, Rosana Andréia é uma fazedora de cultura, cuja trajetória de dedicação à literatura e à educação deixa um legado significativo na região. Formada em Letras pela Ferlagos, com pós-graduação em Educação Infantil e Coordenação Pedagógica pela UCB e UFRJ, atualmente cursa mestrado em Educação pela Logos University.

Escritora, professora, contadora de histórias, artista plástica e palestrante do Instituto Conhecer, Rosana se destacou ao fundar e coordenar o Coletivo Literário / Núcleo de Leitura Adélia Prado em 2018 e 2019, em Cabo Frio. Sua paixão pela literatura a levou a publicar nove obras em prosa e verso, com ênfase em crônicas e contos infantojuvenis. 

Pela Sophia Editora, lançou “Inquietudes”. Nesta obra, repleta de crônicas, a escritora revela em 108 páginas suas inquietudes sobre como é ser mulher e escritora depois dos 50, e ainda cuidar dos filhos, da casa, e estar sempre de pé e funcional. O livro mostra como é continuar a luta sem deixar escapar o encontro com a arte e com a palavra. E nesse trajeto a autora se reencontra e encontra a voz de outras mulheres, traduzindo o turbilhão que é a vida.

“Inquietudes” foi o nono livro de autoria de Rosana, que tem sua produção literária reconhecida com prêmios importantes, como a Comenda Teixeira e Sousa (2021) e o Prêmio Teixeira e Sousa na categoria Crônica (2023).

Além de sua participação em diversos eventos literários e prêmios de grande relevância nacional, Rosana também é uma presença constante em antologias publicadas no Brasil e em Portugal. Acadêmica da ALACAF (Academia de Letras e Artes de Cabo Frio), ela fez história ao se tornar a primeira mulher a presidir a ACL (Academia Cabo-friense de Letras).