"Nós no Choro" promete música e tradição em Cabo Frio neste fim de semana
Grupo formado por músicos apaixonados pelo gênero se apresenta no Bar do Delegado e na Praça da Bandeira com roda de choro aberta ao público
Neste fim de semana o grupo "Nós no Choro" promete encantar o público com apresentações que resgatam o tradicional gênero musical brasileiro, o Choro. Com eventos marcados hoje (sexta-feira, 11) e domingo (13), o grupo, formado por músicos e colaboradores, leva ao palco e às ruas de Cabo Frio o som que tanto amam.
Criado em março de 2024, o “Nós no Choro” nasceu de encontros musicais entre amigos, como explica Ricardo Augusto Curcio, clarinetista do grupo.
– Somos apaixonados pelo Choro e percebemos que essa música só existe quando é executada. A partir de encontros na minha casa com amigos como Gilberto (violão sete cordas), Flávio (flauta), Mestre Reginaldo (trompete) e outros, começamos a tocar juntos, sempre com boa comida e conversa. Idealizamos, então, levar essa música para a praça - conta Ricardo.
Com uma formação que inclui clarinete, trompete, violão de seis e sete cordas, flauta transversa, pandeiro e surdo de marcação, o "Nós no Choro" é composto por músicos como Mestre Reginaldo, Flávio, Gilberto, Fábio e Luciana, além de colaboradores que se somam ao projeto.
O primeiro evento do fim de semana será um ensaio aberto no Bar do Delegado, no bairro da Passagem, nesta sexta-feira (11) a partir das 19h.
– É uma oportunidade para o público ouvir um repertório de Choro e sambas clássicos. Nós somos um grupo instrumental, mas, às vezes, o público também canta. Quem comparece sempre sente uma familiaridade com o gênero - comenta Ricardo.
No domingo (13), a programação continua com a já tradicional roda de choro na Praça da Bandeira, a partir das 10h da manhã.
– Todo primeiro domingo do mês montamos nossa roda na praça. Em outubro, por conta das eleições, transferimos para o segundo domingo. Sempre temos uma mesa de café da manhã colaborativa e abrimos para a participação de músicos visitantes - detalha Ricardo. O evento tem caráter espontâneo e familiar. "Fazemos porque gostamos, sem patrocínio ou estrutura. Quem vier, é bom trazer sua cadeira para curtir uma gostosa manhã de domingo com boa música", aconselha.
O "Nós no Choro" tem como principal objetivo difundir o Choro, que é um patrimônio imaterial brasileiro, fruto da miscigenação cultural.
– Somos um grupo de músicos interessados em difundir este gênero músical genuinamente brasileiro, fruto da nossa miscigenação. Quem comparecer nos eventos deste fim de semana terá a oportunidade de desfrutar uma atiidade para a família. Nosso evento é espontâneo, não temos patrocínio, fazemos aquilo que gostamos, por isso não podemos oferecer estrutura, quem vier é bom trazer sua cadeira. Queremos que as pessoas apreciem esse gênero centenário e sintam a sua importância. Nosso grupo é uma maneira de manter viva essa tradição, que é a base da música brasileira - conclui Ricardo.