Taz Mureb lança clipe "Flores no Mar" nas águas de Cabo Frio
O clipe une hip hop e manifestações culturais tradicionais para retratar a oferenda de flores no ritual "Presente das Águas"
A artista cabo-friense Taz Mureb acaba de lançar seu mais novo trabalho: o clipe “Flores no Mar”. O material retrata a tradicional homenagem "Presente das Águas", realizada há 17 anos no canto da Praia do Forte, em Cabo Frio. O ritual, conduzido pelo Ilê Parque São Jorge e pelos terreiros do município, reúne comunidades tradicionais como pescadores, quilombolas e membros da igreja católica, em um ambiente de paz e sincretismo religioso.
A obra audiovisual, que está disponível no You Tube, mescla a linguagem do hip hop com as expressões culturais de matriz afro-religiosa, e busca combater o preconceito contra essas importantes manifestações afro-brasileiras. A produção musical, assinada por MatheusMT, conta com Danniel Coelho no violão e Airton Ozorio no saxofone, reforçando o elo entre a modernidade e as tradições culturais, e participação especial de Analu Mureb..
No clipe, a figura do orixá Iròko, simbolizando o "tempo", é representada por uma criança que encarna a própria artista em sua infância como menina caiçara. O enredo traça uma linha entre a infância de Taz, vivida à beira-mar, e o presente, onde ela se apresenta como MC sem perder suas raízes conectadas ao território e à ancestralidade.
A produção visual inclui imagens da entrega do "Presente das Águas", capturando o ritual íntimo de oferendas ao mar, em sua maioria, flores. O clipe, patrocinado pelo Edital "Apoio ao Audiovisual" da SECEC RJ, foi roteirizado e produzido por Taz Mureb, com execução audiovisual da Filmadeira.