AS PROMESSAS DE SERGINHO

Novo prefeito de Cabo Frio anuncia choque de ordem a partir de janeiro

Eleito com quase 70% dos votos, Serginho diz que vai reduzir os gastos com a folha e ampliar investimentos em infraestrutura

12 OUT 2024 • POR Redação • 09h55

Com 43 anos e uma trajetória consolidada na política e no Direito, Sérgio Luiz Costa Azevedo Filho, o Dr. Serginho, vai iniciar seu mandato como prefeito de Cabo Frio, no dia 1º de janeiro de 2025, com uma promessa ousada: reorganizar a cidade e trazer qualidade de vida para seus habitantes. Eleito no último domingo (6) com 84.317 votos (69,19%), ele conquistou a maioria dos eleitores com uma plataforma focada em saúde, segurança e desenvolvimento econômico, e sabe que vai assumir o cargo carregando o peso de um município com um histórico de problemas financeiros e administrativos. Sua missão é clara: transformar Cabo Frio e dar à população as ferramentas para cobrar essas mudanças ao longo de sua gestão.

Em suas primeiras declarações à imprensa após a vitória, Serginho não escondeu a dimensão dos desafios que enfrentará. Com um tom firme, ele prometeu um "choque de ordem" em Cabo Frio, um município que, segundo ele, está desorganizado em todos os setores. Para isso, afirma que a transição entre o atual governo e o futuro precisa ser urgente.

– Nosso primeiro ato em Cabo Frio vai ser colocar ordem na cidade. Ela está desordenada em todos os segmentos, então vamos dar um choque de ordem. E fazer um planejamento dentro de tudo aquilo que a gente propôs ao longo da campanha para darmos melhoria na qualidade de vida da população. Hoje, infelizmente, ela não tem os serviços públicos essenciais. É durante a transição que a gente vai entender qual é o real cenário da prefeitura, ter os números orçamentários, saber o tamanho do endividamento de Cabo Frio. A gente sabe que é muito grande, mas na transição vamos ter uma análise melhor - afirmou.

A saúde, um dos principais pontos de reclamação da população, está no topo de sua lista de prioridades. Ele reconheceu a situação crítica do setor, que, nas suas palavras, "vai de mal a pior", e se comprometeu a reestruturar os serviços públicos. Em seu programa de governo, Serginho garantiu que vai integrar e digitalizar toda a rede de saúde, com o objetivo de facilitar o acesso e agilizar os atendimentos. A proposta de um prontuário eletrônico e a implementação da telemedicina são iniciativas que prometem modernizar o setor. Além disso, ele afirmou que buscará zerar as filas para tratamentos e consultas através de parcerias público-privadas, uma medida ambiciosa que pode melhorar a vida de milhares de cidadãos.

A promessa de enxugar a máquina pública e redirecionar 20% do orçamento para obras de infraestrutura é um dos pilares de seu plano, que inclui a padronização de calçadas, melhorias no mobiliário urbano e, principalmente, acabar com os crônicos alagamentos em diversos pontos da cidade.

– Cabo Frio tem, hoje, um orçamento que é gasto integralmente com a folha de pagamento. Vamos enxugar a máquina pública, a folha de pagamento, separar um percentual do orçamento, algo em torno de 20%, para investir em obras de infraestrutura, e não somente passar um asfalto. É tratar desde a macrodrenagem, acabar com os alagamentos, vir com a padronização do mobiliário urbano… Uma cidade turística tem que ter o mesmo padrão de calçada, de ponto de ônibus. Isso demanda tempo e planejamento, então nossa ideia é enxugar a máquina para fazer isso. Teremos uma equipe técnica para planejar a cidade para os próximos 30 anos. E isso é um projeto de cidade, e não um projeto de governo - afirmou.

Serginho também é incisivo quanto ao ordenamento urbano. Nos primeiros dias de seu mandato como chefe do Executivo cabo-friense ele promete acabar com o problema dos flanelinhas e motos barulhentas, que há anos incomodam moradores e turistas.

– Vamos mostrar que Cabo Frio terá regra. Essa bagunça vai acabar com muito trabalho - garantiu. Para o novo prefeito eleito, o respeito às leis e a segurança jurídica são fundamentais para atrair investimentos e gerar empregos, por isso também se comprometeu a criar um ambiente favorável para empresários e investidores.

Entre suas propostas para a segurança está o treinamento e equipagem da Guarda Civil Municipal para atuar de forma preventiva e repressiva, colaborando com as forças estaduais e federais. Além disso, a criação de um Centro de Comando e Controle em Cabo Frio pode representar um avanço no monitoramento e segurança da cidade, posicionando o município como um hub para toda a Região dos Lagos.

Em relação ao meio ambiente, um dos grandes desafios de Cabo Frio é o despejo de esgoto na Lagoa de Araruama, especialmente na Praia do Siqueira. Durante uma sabatina, na última semana da eleição, realizada em parceria pela Folha dos Lagos, portal Fonte Certa, TV Litoral News e Rádio Ondas FM, Serginho disse que já vinha trabalhando no tema antes mesmo de assumir a prefeitura.

– Antes mesmo do dia 1º de janeiro já estamos trabalhando sobre isso. A qualidade da água da Lagoa de Araruama melhorou em decorrência da dragagem do Canal do Itajuru que nós fizemos. Melhorou o fluxo de água e a qualidade da pesca. Na Praia do Siqueira, em si, no seu lado esquerdo, tem o problema da lama quie se encontra consolidada por causa dos anos de esgoto que foi derramado. Um fator é que nós não temos uma rede separadora naquele local, então, quando chove, o esgoto vai direto para a lagoa. Outro fator é que a Estação de Tratamento de Esgoto da Praia do Siqueira tem tecnologia primária, que é uma das piores que nós temos. Esse problema nós também já resolvemos: estamos transformando em uma estação terciária. É uma indicação nossa, por intermédio da CPI dos Serviços Delegados, e a concessionária já começou a obra, um investimento de cerca de R$ 40 milhões que vai fazer com que a Prolagos não jogue mais esgoto in natura na lagoa, ali na Praia do Siqueira. Com essa nova ETE o que vamos jogar ali é uma água de reuso, uma água tratada. Outro aspecto é retirar aquela lama dali. Já estamos tratando disso com o Inea. E então resgatar a Praia do Siqueira não só pelas raízes pesqueiras mas também pelo turismo. Vamos recuperar toda aquela orla dentro da padronização urbanística - garantiu Serginho.

A educação e a cultura também terão um papel central na gestão de Dr. Serginho, de acordo com o plano de governo dele. Com foco na formação contínua de professores e investimentos em infraestrutura escolar, o novo prefeito afirmou que vai oferecer uma educação de qualidade e inclusiva, capaz de preparar os jovens para os desafios do mercado de trabalho e da cidadania.

– O resgate das tradições culturais, como o carnaval, também é parte do meu plano para revitalizar a identidade cabo-friense. Mas, para que o carnaval de Cabo Frio volte a viver seus áureos momentos, a cidade precisa estar organizada - afirmou Serginho. A valorização da cultura local e a promoção de eventos que unam música, gastronomia e turismo nos pontos turísticos da cidade através da iniciativa privada, segundo o novo prefeito, “serão essenciais para colocar Cabo Frio de volta no mapa como um destino cultural vibrante”.

Transparência também faz parte de suas promessas para governar Cabo Frio. Com uma gestão que promete foco em planejamento a longo prazo, Serginho afirma que a população poderá acompanhar de perto a execução dessas promessas. Ao garantir uma apresentação bimestral das ações do governo, o prefeito eleito se compromete a prestar contas regularmente, dando à população o poder de fiscalizar e cobrar o que foi prometido.

PRINCIPAIS PROMESSAS DE SERGINHO

GOVERNO

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

SOCIAL

ESPORTE

ORDENAMENTO E MOBILIDADE

TURISMO

SAÚDE

SEGURANÇA

SANEAMENTO E MEIO AMBIENTE

EDUCAÇÃO E CIDADANIA

CULTURA

TRANSPARÊNCIA