CULTURA

Artista de Cabo Frio vai contar a história da cidade através de fotografias expostas em São Pedro

"Água Mãe - imagens que contam nossa história" estará aberta à visitação pública nos dias 17 e 18 deste mês

14 OUT 2024 • POR Redação • 12h55
Fotografia "Vem do Mar", vencedora em primeiro lugar nacional, do Concurso Conexão Oceano, promovido pela Fundação Grupo O Boticário e Unesco , em 2022, na categoria júri popular, atividade econômica, Praia do Siqueira. - Lu Rocha

Esta semana (dias 17 e 18) o Museu do Sal, em São Pedro da Aldeia, receberá uma exposição que conta a história de Cabo Frio através das lentes de uma máquina fotográfica. “Água Mãe - imagens que contam nossa história” é uma produção da fotógrafa, historiadora e guia de turismo Lu Rocha. Em ambos os dias a mostra estará aberta ao público a partir das 14h. O Museu do Sal fica na Rodovia RJ-106, próximo à UPA Pediátrica aldeense. 

O trabalho, selecionado no edital Gilberto Marques, promovido pela Secretaria de Cultura de Cabo Frio, também já foi apresentado no Charitas em outubro do ano passado. Este ano foi aprovado no edital de Circulação Cultural, também promovido pelo governo cabo-friense, para ser apresentado em outra cidade, e a escolhida foi São Pedro da Aldeia.

Na exposição, a artista guiará o público pelo passado e presente, utilizando seu conhecimento histórico e projetando suas deslumbrantes imagens autorais sobre Cabo Frio. Em conversa com a Folha, Lu Rocha contou que as fotografias selecionadas contam a história da cidade desde os povos antigos até os dias atuais. 

– Durante muito tempo, São Pedro da Aldeia e outras cidades vizinhas fizeram parte de Cabo Frio. Então, para esta exposição temos 19 locais fotografados e outras imagens sobre a cultura local. Nosso objetivo com o projeto “Água Mãe” é contar e valorizar nossa história através da arte da fotografia, e revelar a beleza natural e cultural de nossa gente - revelou Lu, que ficou em primeiro lugar, em 2022, no concurso Conexão Oceano, com a fotografia “Vem do Mar”, produzida na Praia do Siqueira, que mostra o trabalho dos pescadores locais. O concurso foi promovido pela fundação grupo O Boticário e a Unesco, nas categorias júri popular - atividade econômica. Após a exposição no Museu do Sal, em São Pedro, a artista espera convites para levar o trabalho para outras cidades da região.