A trajetória política de Serginho, prefeito eleito de Cabo Frio na eleição deste domingo (6)
Deputado estadual em segundo mandato consegue vencer Magdala; veja as propostas de campanha do político
Eleito prefeito de Cabo Frio com 84.317 votos (69,19%) nesta eleição de domingo (6), Serginho é deputado estadual em segundo mandato. Ele é líder da bancada do governador Cláudio Castro (PL) na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). Ex-secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Serginho concorreu pela segunda vez à prefeitura de Cabo Frio. Na primeira vez, em 2020, foi derrotado por José Bonifácio. Na ocasião, Bonifácio teve 44.947 votos (44,45% do total), enquanto Dr. Serginho chegou a 33.920 (33,77%).
Os números chamaram atenção quando comparados à primeira eleição do ex-procurador-geral de Cabo Frio, Arraial e Búzios para a Assembleia Legislativa, em 2018, quando conseguiu 26.906 votos. Em 2022, foi reeleito deputado estadual mais de 123 mil votos, sendo o quinto deputado estadual mais votado do Estado e o mais votado em quatro dos sete municípios da Região dos Lagos. Na sequência, deixou a pasta que comandava no governo de Cláudio Castro, indicando Mauro Azevedo como seu sucessor.
Ao retornar à Alerj, tornou-se líder do governo de Castro na assembleia. Sérgio Luiz Costa Azevedo Filho, ou simplesmente, Dr Serginho, conforme consta em seu nome de urna, é formado em Direito pela Universidade Cândido Mendes, pós-graduado em Direito Público pela Universidade Estácio de Sá.
A trajetória do político bolsonarista também é recheada de polêmicas e controvérsias. Em 2022, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) chegou a confirmar o pagamento a pelo menos 45 pessoas que seriam ligadas ao deputado estadual e à deputada federal Soraya Santos, ambos do PL. A confirmação foi feita após o site UOL denunciar que os dois políticos se beneficiaram de um esquema fraudulento, no valor de cerca de R$ 2 milhões, ao nomearem funcionários fantasmas na instituição de ensino superior.
Confira propostas de campanha de Serginho:
Educação e cultura - O programa de governo de dr Serginho para a área de educação tem como principais propostas o investimento em uma educação de qualidade e inclusiva desde a infância até o ensino superior, “preparando os cidadãos para os desafios do mercado de trabalho e para o exercício da cidadania”. Prevê, ainda, a criação de programas de formação contínua para professores; investimentos em infraestrutura escolar adequada; acesso a tecnologias educacionais, além de ordenamento escolar responsável capaz de proporcionar “qualidade a partir da segurança para professores e alunos”. Para a cultura, o candidato defende a promoção de atividades culturais, como eventos, oficinas e festivais, e a valorização das tradições e expressões culturais locais como forma de contribuir para a diversidade e o patrimônio cultural.
Turismo e desenvolvimento econômico - O candidato do PL apresenta como prioridades para o turismo o investimento na infraestrutura turística como transporte, hospedagem e serviços; a criação de um calendário de eventos e a promoção do destino a nível nacional e internacional. Também propõe a criação de políticas que promovam o turismo sustentável e a implementação e regularização dos polos gastronômicos com estabelecimento de regras especiais de uso do solo em áreas turísticas.
Esporte e saúde - O plano de governo do candidato do PL tem como prioridade a promoção da saúde através de campanhas de prevenção, acesso a cuidados médicos básicos e especializados e valorização dos profissionais de saúde; a integração dos serviços de saúde com programas de educação e assistência social para criar uma rede de suporte abrangente, assegurando que todos tenham acesso às condições necessárias para uma vida plena e produtiva, e a busca pela integração e digitalização de toda a rede municipal de saúde, prevendo o prontuário eletrônico, a integração das unidades de saúde e o uso da telemedicina. Prevê, ainda, a promoção de ações multifocais para reduzir ao máximo e tentar zerar as filas para tratamentos, consultas e cirurgias, e o estabelecimento de parcerias público-privadas para aumentar a oferta de consultas especializadas. No esporte, as propostas são o incentivo à prática esportiva desde a infância, através de programas escolares e comunitários, como os jogos estudantis, e o estímulo ao esporte de alto rendimento, bem como o auxílio aos desportistas da região com patrocínio e estrutura.
Segurança pública - O plano de governo do candidato do PL prevê algumas medidas prioritárias na área de segurança. Entre elas a implementação de códigos de conduta, a aplicação rigorosa das leis e a promoção de um comportamento cívico para manter a ordem pública. No documento registrado do TSE o candidato também afirma que a Guarda Civil Municipal desempenha um papel crucial na manutenção da segurança local e na proteção dos cidadãos, por isso tem como proposta treinar e equipar esses servidores para que possam “atuar de forma preventiva e repressiva, colaborando com as forças de segurança estaduais e federais”. Além disso, também propõe a criação de programas de formação contínua para os guardas municipais, e a criação de um Centro de Comando e Controle de Cabo Frio, que poderá operar como hub para toda a Região dos Lagos.