Esporte e saúde estão entre as prioridades dos prefeitáveis em Cabo Frio
Investimentos para reduzir filas de consultas, e reforma de quadras e ginásios, estão no plano de governo
O plano de governo dos candidatos a prefeito de Cabo Frio tem propostas ambiciosas para as áreas de saúde e esporte. A Folha teve acesso ao material e selecionou as cinco prioridades de cada candidato nessas duas áreas. Na saúde, a maioria aposta na informatização, com a implementação de prontuários eletrônicos e telemedicina, além da ampliação do atendimento especializado e parcerias público-privadas para reduzir filas. No esporte, as principais propostas incluem reformas de quadras, ginásios e espaços públicos, além de programas de incentivo ao esporte visando a inclusão e o desenvolvimento social. O levantamento faz parte de uma série iniciada pelo jornal no último dia 13, e que já abordou assuntos como educação, cultura e turismo.
LEIA TAMBÉM:
- Turismo de desenvolvimento econômico: as propostas dos prefeitáveis de Cabo Frio
- Candidatos à Prefeitura de Cabo Frio apresentam propostas para educação e cultura
DR SERGINHO
O plano de governo do candidato do PL tem como prioridade a promoção da saúde através de campanhas de prevenção, acesso a cuidados médicos básicos e especializados e valorização dos profissionais de saúde; a integração dos serviços de saúde com programas de educação e assistência social para criar uma rede de suporte abrangente, assegurando que todos tenham acesso às condições necessárias para uma vida plena e produtiva, e a busca pela integração e digitalização de toda a rede municipal de saúde, prevendo o prontuário eletrônico, a integração das unidades de saúde e o uso da telemedicina. Prevê, ainda, a promoção de ações multifocais para reduzir ao máximo e tentar zerar as filas para tratamentos, consultas e cirurgias, e o estabelecimento de parcerias público-privadas para aumentar a oferta de consultas especializadas.
No esporte, as propostas são o incentivo à prática esportiva desde a infância, através de programas escolares e comunitários, como os jogos estudantis, e o estímulo ao esporte de alto rendimento, bem como o auxílio aos desportistas da região com patrocínio e estrutura.
LUIZ FERNANDO CARDOSO
Na saúde, o candidato do partido NOVO pretende melhorar a qualidade do atendimento no sistema de saúde municipal através da implementação de infraestrutura, tecnologias e uma gestão eficiente. Para isso propõe uma gestão baseada em dados, utilizando análise estatística para otimizar operações e planejar a expansão da rede de saúde, e a modernização da infraestrutura com uma plataforma digital unificada, criando um Registro Único de Saúde para cada cidadão. Também tem como foco o fortalecimento da saúde da família e ampliação do acesso a serviços médicos introduzindo a telemedicina para melhorar o acesso ao atendimento médico, e a formação de parcerias com o setor privado para aumentar a capacidade de atendimento e reduzir as filas.
Já no esporte as propostas do candidato são indiretas: o plano de governo prevê apenas incrementar a prática esportiva como meio de desenvolvimento social e recuperação de desvios, e o fortalecimento de esportes náuticos com foco no turismo.
MAGDALA FURTADO
A candidata do PV tem como principais propostas para a saúde a criação de um sistema de marcação eletrônica de consultas integrado ao prontuário eletrônico; a informatização e integração de todo o sistema de saúde municipal, e o fortalecimento do sistema de agentes comunitários de saúde como base do atendimento preventivo de saúde, levando-os a todos os bairros mais necessitados, garantindo a estrutura adequada para melhorar o trabalho realizado. Também propõe aumentar o número de atendimentos por especialidades médicas na rede municipal, e ampliar as equipes de visitação domésticas para atender aos que não podem se locomover (saúde da família).
As propostas para o esporte incluem a reforma dos ginásios e as praças públicas em regime de mutirão; promoção de eventos esportivos nos ginásios e praças esportivas; realização de eventos nacionais e internacionais de ciclismo, corrida de rua, surf, canoa havaiana, kitesurf e windsurf; incentivo e apoio aos atletas locais, e ainda a reforma e estruturação das academias nas praças.
RAFAEL PEÇANHA
Entre as melhorias propostas pelo candidato do REDE estão potencializar a Atenção Primária em saúde por meio da Estratégia Saúde da Família (ESF) com modelo assistenciais mais tecnológicos e que seja prioritário no município, garantindo pleno acesso às ações individuais e coletivas com base nas necessidades e demandas de todo território. Rafael também propõe reforçar as ações de promoção à saúde firmando com os indicadores de saúde atuais e visando o enfrentamento dos determinantes sociais de saúde com o objetivo de garantir a melhoria da qualidade de vida; fortificar a oferta dos serviços de atenção especializada, saúde mental, obstetrícia, pediatria e de urgência/emergência, visando sua plena integração com Atenção Primária à saúde; reestruturar o sistema de regulação, controle e avaliação assistencial, visando promover o acesso adequado em tempo oportuno à Atenção Especializada e de urgência e emergência, e ainda aprimorar as ações de vigilância, por meio da melhoria do suporte de diagnóstico clínico-laboratorial e aperfeiçoamento do monitoramento e controle das doenças transmissíveis, agravos e doenças crônicas não transmissíveis, gerando informação qualificada para a tomada de decisão e prevenção de emergências de Saúde Pública.
Para o esporte as propostas incluem criação de um Plano Municipal garantindo a participação ampla, direta e descentralizada da sociedade ao longo de todo o processo de elaboração e implantação; realização de um levantamento dos equipamentos e quadras esportivas existentes na cidade para medir a influência sobre os diferentes territórios e desenvolver, junto com o Conselho Municipal de Esporte, políticas de recuperação e manutenção da rede existente, bem como de construção de novos equipamentos e quadras em regiões que ainda não foram beneficiadas. O plano de governo prevê, também, o estabelecimento de metas, de acordo com a estrutura orçamentária do município, para a progressiva implementação de um programa voltado para a construção ou reforma de quadras poliesportivas nas escolas da rede municipal de educação; garantir às escolas municipais o acesso aos equipamentos e instalações esportivas dos clubes de bairro e integrá-los às estratégias de desenvolvimento da educação física e do esporte de alto rendimento, e ainda a revitalização do estádio municipal e dos ginásios poliesportivos do Jardim Esperança e Tamoios, aumentando os espaços para oferecimento de escolinhas em diferentes modalidades esportivas e eventos esportivos na cidade.
VINÍCIUS SEGURAÇO
Para a saúde o candidato do Unidade Popular propõe incentivo à formação a especialização médica em medicina de família e comunidade, com estímulo à fixação desses profissionais na cidade a fim de aumentar a capacidade resolutiva na APS reduzindo as longas filas na atenção secundária e terciária, e também a territorialização e descentralização da saúde levando em consideração a realidade de cada bairro. Vinícius também tem como proposta fortalecer todas as vigilâncias preconizadas na diretriz nacional de vigilância em saúde; fortalecer e ampliar os programas de saúde, e também a Atenção Secundária e Terciária. Para o esporte, no entanto, o plano de governo registrado no TSE não possui nenhuma proposta.