Opinião | Luiz Césio Caetano | Oportunidades de desenvolvimento do RJ passam pela Região dos Lagos
Já vai longe o tempo em que o atrativo principal da Região dos Lagos era a paisagem. Muito além das belezas naturais, cada vez mais essa porção do estado tem demonstrado seu potencial econômico, sendo terreno fértil para diversos setores da indústria, com migração de empresas, economia diversificada, e enorme capacidade de atrair uma população que escolhe se fixar e não apenas veranear. São novas oportunidades que surgem, gerando demandas que nem sempre têm a resposta no tempo e na qualidade necessárias. Os desafios estão à nossa frente e desperdiçar as chances de desenvolvimento não é uma alternativa.
Há vários anos a Firjan - Federação das Indústrias do Rio de Janeiro está presente na Região dos Lagos, com foco na melhoria do ambiente de negócios. Capacitação, inovação, infraestrutura são pilares fundamentais quando se vislumbra o desenvolvimento de todo o potencial do nosso estado.
É com esse espírito que estamos inaugurando a nova unidade Firjan SENAI SESI Região dos Lagos, em 19 de setembro. Com localização estratégica, em São Pedro da Aldeia, às margens da RJ-140, e investimento na ordem de R$ 35 milhões, a nova unidade, com 3.200 m2 de construção, 18 ambientes de aprendizagem, seis laboratórios e duas oficinas, estará à disposição das empresas e dos profissionais de toda a região. Os objetivos são claros: fortalecer a indústria, potencializar a produtividade, estimular a inovação, gerar mais competitividade empresarial, ampliar a oferta de formação e qualificação profissional, melhorar a qualidade de vida do trabalhador.
Responsável por 8,4% do PIB do Estado, a Região dos Lagos responde por 16% do total da indústria fluminense e, entre outros ativos importantes, conta com um dos dois aeroportos internacionais do estado, o de Cabo Frio, e um porto organizado em Arraial do Cabo.
A indústria é indutora do crescimento econômico e contribui fortemente para a geração de emprego e renda, como reconhecido pela Nova Indústria Brasil. A Firjan teve a iniciativa de contribuir com a NIB, apresentando propostas produzidas pelo nosso corpo técnico e os empresários da indústria fluminense. É com essa expertise e com essa disposição que estamos na Região dos Lagos, contribuindo ainda mais para o desenvolvimento do nosso estado e do nosso país.
*Luiz Césio Caetano, 1º vice-presidente da Firjan, é presidente eleito da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro.