Geral

Governo do Estado promove mutirão social do Empoderadas em Búzios, na Região dos Lagos

Bairro Porto Belo vai receber oficinas de artesanato, transcista e serviços de beleza até sexta-feira (16)

15 AGO 2024 • POR Redação • 14h45

Com seis polos do programa Empoderadas na Região dos Lagos, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, possui uma rede de proteção à mulher na região. Com objetivo de pluralizar ainda mais esse atendimento, Búzios recebe um mutirão social com diversos serviços de autoestima e cursos profissionalizantes, que teve início na segunda-feira (12) e vai até sexta-feira (16/08). 

A coordenadora e idealizadora do programa, Érica Paes, fala sobre o início do programa na Região dos Lagos, e reforça a necessidade de atividades como essa, principalmente no Agosto Lilás, mês de conscientização e combate à violência contra mulher. 

- Os números de violência contra mulher estão caindo na Região dos Lagos, isso se deve por uma política pública efetiva do Governo do Estado. Mas principalmente no Agosto Lilás e aniversário da Lei Maria da Penha, que completa 18 anos. Quando inauguramos o primeiro polo em Búzios, em março de 2022, não imaginávamos que já teríamos formado mais de 100 alunas até hoje – disse Érica Paes. 

Lei Maria da Penha e Agosto Lilás

Agosto é um mês inteiramente voltado à conscientização e combate à violência doméstica. A Lei Maria da Penha completa 18 anos em 2024, e tem sido instrumento crucial para garantir proteção e apoio às mulheres vítimas de violência. Ao longo deste tempo, essa Lei proporcionou ações de segurança, como o afastamento do agressor, medidas protetivas de urgência e atendimento especializado.

Programa Empoderadas

O Programa Empoderadas, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, foi criado em 2019 como uma das iniciativas do Programa Estadual de Enfrentamento ao Feminicídio no Estado do Rio de Janeiro e busca cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU promovendo a igualdade de gênero. 

Com 63 polos em diferentes regiões do estado do Rio, o Empoderadas oferece uma rede de apoio multidisciplinar, gratuita, voltada à prevenção e ao enfrentamento à violência contra a mulher. As atividades incluem aulas técnicas para leitura corporal e desvencilhamento, realizadas em tatames e com a instrução de professoras especialistas; assistência e acolhimento nas áreas jurídica, social e psicológica; além de cursos profissionalizantes que possibilitam o empreendedorismo para sua autonomia, e com isso, romper o ciclo de violência.

Para se inscrever no Programa basta clicar no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdPmdOW8QXe3XILdMRgwMgivomdDxBeQHjW2ej5vobK_lBMcQ/viewform

 

Saiba mais sobre o Programa Empoderadas: 

https://www.instagram.com/empoderadas.rj/

 

Serviço:

Data: 12 a 16 de agosto. 

Local: Rua Camila, 4, Porto Belo, Manguinhos - Búzios.

Hora: 16 horas