Turismo

Transatlântico de luxo com mais de mil americanos chega em Cabo Frio nesta quarta (24)

Seven Seas Splendor partiu de Miami em dezembro com um roteiro de circum-navegação pela América do Sul

23 JAN 2024 • POR Redação • 14h25

ATUALIZADA 24/11 Às 11h02

Cerca de 1.300 turistas americanos chegarão amanhã (24/01), às 7h, em Cabo Frio. Eles virão pelo mar, através do navio de luxo Seven Seas Splendor, da Norwegian Cruise Line Holdings (NCLH). A embarcação ficará fundeada na Praia do Forte até às 17h. O desembarque, porém, será confirmado poucas horas antes, a depender das condições climáticas. Caso não estejam favoráveis, as embarcações podem ter a rota alterada. (Por conta das condições climáticas desfavoráveis, o navio Seven Seas Splendor teve sua rota alterada e não fundeará mais em Cabo Frio)

Projetado para oferecer cruzeiros seis estrelas (considerados de alto luxo), o navio vem ao Brasil durante uma viagem de circum-navegação pela América do Sul. O trajeto começou em Miami (Flórida), nos Estados Unidos, no último dia 4 de dezembro, pelo Oceano Pacífico, e termina no mesmo local no próximo dia 9 de fevereiro, pelo Oceano Atlântico, totalizando 67 dias de viagem.

No roteiro o transatlântico já fez paradas no México, Guatemala, Honduras, Costa Rica, Panamá, Equador, Peru, Chile, Malvinas, Argentina e Uruguai. A chegada ao Brasil aconteceu no último dia 15, no Porto de Itajaí, em Santa Catarina. Na visita à costa brasileira ele parou ainda em Santos, Paraty, Ilha Grande, Búzios e Rio de Janeiro, de onde parte às 21h desta terça (23) com destino a Cabo Frio.

A estimativa da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (CLIA Brasil) é de que o turista deste segmento gaste, em média, R$ 550 durante sua estadia nas cidades onde desembarcam, com alimentação, bebidas, presentes e passeios, sendo um segmento de grande relevância para o comércio.
 
- Os transatlânticos são muito importantes para nossa economia, uma vez que os turistas compram em nosso comércio, fazem passeios, contratam guias... E também podem ser incentivados a retornarem à Cabo Frio em outras oportunidades, hospedando-se na cidade - avalia Maria Inês Oliveros, presidente do Cabo Frio Convention & Visitors Bureau.
 
De acordo com César Fernandes, diretor de Cruzeiros Marítimos do Convention, os navios colocam o nome de Cabo Frio em catálogos turísticos de diversos países, divulgando o destino para um público internacional diferenciado.

- A cidade ganha uma publicidade gratuita, um investimento em imagem de proporções que nenhuma secretaria de Turismo teria condições de arcar. São empresas grandiosas que levam fotos e informações de Cabo Frio para um público de relevância para o destino - revelou.

Após deixar Cabo Frio, o Seven faz as últimas paradas brasileiras em Salvador, Maceió, Recife e Belém. Em seguida visita a Guiana Francesa, e segue pelos países da América Central até chegar em Miami.