Geral

Moradores da Região dos Lagos relatam tremor de terra nas redes sociais

Defesa Civil diz que não há ocorrências, mas apura informações

12 OUT 2023 • POR Redação • 09h33

Moradores de várias cidades da Região dos Lagos levaram um grande susto por volta das 18h20 desta quarta-feira (11). Vários disseram ter sentido um tremor de terra. Em Cabo Frio os relatos vieram de bairros como São Cristóvão, Novo Portinho, Gamboa, Jardim Excelsior, Peró, Ogiva, Parque Central, Recanto das Dunas e Portinho entre outros. Em Búzios os registros vieram de José Gonçalves e Rasa. Em Arraial, moradores de Monte Alto e Figueira também relataram o susto, assim como no Baixo Grande e em vários outros bairros de São Pedro.

A Defesa Civil de Cabo Frio disse que não houve nenhuma ocorrência registrada, mas que está apurando as informações. O Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) mantém um site com registro dos últimos tremores ocorridos no Brasil e no mundo, mas até às 21h40 desta quarta-feira nenhum dado de tremor havia sido registrado na Região dos Lagos.

Na maioria dos relatos, os moradores afirmam ter tido exatamente a mesma experiência: junto com o tremor, portas e janelas batendo seguindo de um forte estrondo. Andresa Rosato, moradora de Cabo Frio, contou na hora do ocorrido estava dormindo com o bebê dela, e os dois acordaram com o susto.

– Minha casa toda tremeu e as janelas começaram a bater. Foi um susto enorme - contou à Folha a florista Geovana Nogueira, que mora no Jardim Excelsior, em Cabo Frio. Natasha Lima da Rocha mora no bairro Jardim Primavera, em São Pedro da Aldeia, também contou que a casa toda estremeceu. 

Enquanto alguns apostam que o tremor foi causado por uma forte trovoada, outros especulam que a culpa seria da pedreira, localizada no bairro Campo Redondo, em São Pedro da Aldeia. Por conta do horário, não conseguimos contato com a empresa Mineração Litorânea.

Esta não é a primeira vez que um tremor de terras é relatado este ano na região. Em janeiro, moradores de Cabo Frio movimentaram as redes sociais também com depoimentos de fortes tremores de terra. Na ocasião, a Mineração Litorânea negou ter feito desmonte de rochas. A Defesa Civil de Cabo Frio também alegou não ter registro de nenhum abalo sísmico na região.