Geral

Moeda Itajuru: Primeiro dia de cadastramento tem adesão de 12 comerciantes de Tamoios ao programa

Interessados têm até esta quinta, 24 de agosto, para se cadastrar e receber os Itajurus no estabelecimento comercial

24 AGO 2023 • POR Redação • 16h57

No primeiro dia de cadastramento dos comerciantes interessados em aderir ao Programa Moeda Social Itajuru, em Tamoios, distrito de Cabo Frio, 12 estabelecimentos de Unamar e Aquarius realizaram o cadastro. Até quinta (24), a Prefeitura segue com a ação, que está sendo realizada na Escola Municipal Professora Luceléa Rodrigues da Costa, das 9h às 13h.

Aquarius será a terceira ampliação do programa em Tamoios e a sexta no município, desde que o programa foi iniciado, em outubro de 2021. A data de lançamento será definida posteriormente.

Para fazer parte do programa, os comerciantes devem se dirigir ao local munidos de documento de identidade, CPF, comprovante de endereço e CNPJ, que pode ser MEI. Estabelecimentos interessados, mas que não possuam cadastro jurídico, poderão fazer o registro na Casa do Empreendedor, que participa da ação.

O coordenador do Programa Moeda Social Itajuru, Adriano Brisola, conta que, dos 12 comércios cadastrados no primeiro dia de ação, quatro ainda não possuíam CNPJ, e com a ajuda da equipe da Casa do Empreendedor, abriram o MEI (Microempreendedor Individual), passando assim a trabalhar de forma legalizada.

“Começamos nesta terça-feira, 22 de agosto, a cadastrar os comércios localizados em Unamar e Aquarius. A participação dos comerciantes é muito importante para o sucesso do programa, pois o consumo dos Itajurus só pode ser efetuado nos estabelecimentos cadastrados. A pedido da prefeita Magdala, fomos até os pequenos empreendedores e prestadores de serviços. Temos certeza que a Moeda Itajuru vai levar um pouco mais de dignidade para esse povo guerreiro”, afirmou Adriano Brisola.

Após o período de cadastramento, os comerciantes participarão de uma palestra com informações sobre o que é a Moeda Social, como funciona o aplicativo, os resgates, o pagamento e todo o passo a passo de funcionamento da ferramenta.

A apresentação será feita pela equipe do Programa Moeda Social Itajuru e do Instituto E-Dinheiro Brasil, responsável pela gestão das transações bancárias do programa cabo-friense. Depois do encontro, os comerciantes já saem da palestra com a documentação em dia e com o aplicativo instalado.

A escolha dos locais para expansão do programa é feita com base em dados e relatórios desenvolvidos pela equipe de coordenação do programa, técnicos da Superintendência da Proteção Social Básica, equipe responsável pelo Bolsa Família/Cadastro Único e Centros de Referência em Assistência Social (Cras), todos vinculados à Secretaria de Assistência Social de Cabo Frio.

Assim como nas implantações anteriores, mais 500 famílias serão beneficiadas com 220 Itajurus por mês, o equivalente a R$ 220 (duzentos e vinte reais).